Com base na expansão marítima europeia e na colonização das ...
A expansão marítima europeia começou com os noruegueses, que, por volta do século X, navegaram pelo Atlântico estabelecendo colônias na Groelândia e na Terra Nova (Canadá). Esse momento, no entanto, foi curto e, apenas quando os portugueses se lançaram à exploração das ilhas oceânicas e da costa da África, iniciou-se a chamada era das navegações.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A resposta correta é Certo. A afirmação está alinhada com a compreensão histórica de que os noruegueses foram pioneiros na exploração marítima do Atlântico Norte. De fato, por volta do século X, os Vikings, como são mais conhecidos, navegaram e chegaram a estabelecer colônias na Groelândia e na Terra Nova, que corresponde a uma região do atual Canadá.
Essa fase da expansão marítima, protagonizada pelos noruegueses, foi de fato inicial e não teve a continuidade que se verificará com as navegações portuguesas. Com os portugueses, a partir do século XV, inicia-se uma nova etapa da expansão marítima com a exploração sistemática das ilhas oceânicas no Atlântico e da costa africana, episódio que ficaria conhecido como a Era das Grandes Navegações ou Era das Descobertas. Esse movimento marcado pela busca de novas rotas comerciais, conhecimento geográfico e estabelecimento de colônias ultramarinas, foi fundamental para a formação do mundo moderno e a consolidação do colonialismo europeu nas Américas.
Portanto, a assertiva destaca um aspecto importante da história da expansão marítima, ressaltando o papel inicial dos noruegueses e a posterior e mais ampla atuação portuguesa, que realmente representa o início da Era das Navegações que tanto moldou o curso da história mundial.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CAB= CERTO
Entre o fim do século 8 e o meio do século 10, os vikings partiram da atual Noruega e se lançaram pelo Atlântico Norte. Além da Noruega, os bárbaros ocuparam o que hoje são Escócia, Irlanda, Islândia, Groenlândia e a Terra Nova, uma ilha do leste do Canadá.
Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.
Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações, principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas, principal meio de transporte marítimo e comercial do período, eram desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações. Portugal contou com uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar. Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo uma centro de estudos: A Escola de Sagres.
Quem assistiu Vikings tá ligado kkk
Achei que o portugueses eram os pioneiros nas expansões marítimas...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo