Para construção de uma edificação com cargas verticais na f...
A partir do laudo SPT fornecido, qual das alternativas abaixo é a fundação mais adequada e viável a ser adotada para a edificação?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente faz-se importante conceituar que o sistema de fundações consiste no conjunto de elementos estruturais responsável por resistir e transmitir os esforços da edificação para o solo. Os elementos de fundação são classificados em fundação superficial e profunda. A NBR 6122 (ABNT, 2022) é a norma técnica brasileira que norteia o projeto e execução de fundações.
Os elementos de fundação superficial, também chamados de fundações diretas ou raras, caracterizam-se por transmitirem os carregamentos para o solo por sua base e, por essa razão, possuem uma seção transversal larga. Como exemplos de fundação superficial citam-se as sapatas e radiers.
Por sua vez, os elementos de fundação profunda transmitem as cargas da edificação para o solo por atrito lateral e pela sua ponta e, por essa razão, elas possuem comprimento com ordem de grandeza superior à da seção transversal. Como exemplo de fundação profunda citam-se as estacas.
Ainda nesse contexto, o ensaio de penetração padrão (tradução da expressão inglesa “standard penetration test", conhecido popularmente como SPT, é responsável pela determinação do índice de resistência à penetração do solo (N ou NSPT), a estratigrafia dos solos (permitindo classificá-los) e a posição do nível d'água. O ensaio SPT é regulado pela NBR 6484 (ABNT, 2020).
Especificamente, o índice de resistência à penetração do solo é o principal resultado do ensaio SPT. A metodologia do ensaio SPT consiste em registrar, a cada metro e separadamente, o número de golpes necessários para a penetração de três segmentos de 15 cm de um amostrador padrão no solo. Tais golpes devem ser realizados utilizando um martelo com massa de 65kg, o qual cai de uma altura de 75 cm. Com isso, a energia do ensaio é padronizada. Especificamente, o NSPT corresponde aos golpes necessários para a cravação dos 30 cm finais de um amostrador padrão, após cravá-lo 15 cm inicialmente.
No problema em questão, o ensaio SPT foi capaz de avançar somente até a profundidade de 1,10 m. A partir dessa profundidade, a sondagem foi impenetrável e, no relatório, consta que é provável a existência de uma rocha. Para essa situação, recomenda-se uma fundação superficial. Dentre as alternativas, a única fundação superficial é a letra D: sapata isolada.
Gabarito do professor: letra D.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro: ABNT, 2022.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a única fundação possível seria a Sapata pois ela é a unica fundação rasa
GABARITO: D
Com exceção "Sapata Isolada", todas as outras fundações, são profundas, tendo profundidades superiores a 1,10m.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo