I - A maioria dos casos de sífilis primária e secundária oc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2464620 Medicina
A sífilis é provocada por T. pallidum, um espiroqueta que não pode sobreviver muito tempo fora do corpo humano. Na sífilis sexualmente adquirida, T. pallidum entra pelas mucosas ou pela pele, alcança os linfonodos regionais dentro de horas e rapidamente se dissemina ao longo do corpo, sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:

I - A maioria dos casos de sífilis primária e secundária ocorreu em homens (81%) e, entre os homens, 53% dos casos ocorreram naqueles que fazem sexo com homens. A incidência da sífilis tem aumentado rapidamente nos Estados Unidos; de 2015 a 2020, a taxa de sífilis primária e secundária entre mulheres aumentou 147% (de 1,9 para 4,7 por 100.000); a taxa entre homens aumentou 34% (de 15,5 para 20,8 por 100.000).
II - A sífilis pode ser diagnosticada em qualquer fase e pode afetar um ou múltiplos órgãos, imitando muitas outras doenças. Pode ser acelerada por infecção concomitante pelo HIV; nesses casos, envolvimento ocular, meningites e outras complicações neurológicas são mais comuns e mais graves.
III - Sífilis gomatosa terciária benigna geralmente se desenvolve em 3 a 10 anos depois da infecção e pode envolver a pele, ossos e órgão internos. Gomas são massas inflamatórias, macias, destrutivas que geralmente são localizadas, mas podem infiltrar órgãos ou tecidos de maneira difusa; crescem e se curam lentamente e deixam cicatrizes
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D é a correta porque todos os itens apresentam informações verdadeiras sobre a sífilis. O item I discute a epidemiologia da sífilis, indicando a prevalência maior em homens (especialmente em homens que fazem sexo com outros homens) e o aumento significativo das taxas de incidência entre homens e mulheres nos Estados Unidos, o que está alinhado com dados epidemiológicos atuais. O item II aborda a capacidade da sífilis de ser diagnosticada em diferentes fases de sua evolução e a sua natureza muitas vezes mimética, podendo afetar vários órgãos e ser exacerbada pela coinfecção com o HIV, levando a complicações mais graves, como problemas oculares e neurológicos. O item III detalha a sífilis terciária, destacando o desenvolvimento de gomas, que são lesões características dessa fase da doença, podendo afetar a pele, ossos e órgãos internos. Essas informações são consistentes com o conhecimento médico atual sobre a sífilis, uma DST causada pelo *Treponema pallidum*.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo