A respeito da História dos povos originários no Brasil, ass...

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Q2508917 História
A respeito da História dos povos originários no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
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Alternativa correta: C

A imagem de nudez dos indígenas brasileiros a que encontraram os portugueses no momento de sua chegada associa-se à ideia de inocência destes indígenas, na percepção dos portugueses.

Vamos entender por que essa alternativa está correta e analisar as demais opções para compreender melhor o contexto histórico dos povos originários no Brasil.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa C está correta porque, ao chegarem ao Brasil, os portugueses se depararam com povos indígenas que não utilizavam vestimentas como as europeias. Essa nudez era interpretada pelos europeus, em muitos casos, como um sinal de "inocência" ou "pureza", conforme a visão eurocêntrica e religiosa da época. Esse olhar "romantizado" via os indígenas como se estivessem em um estado de natureza, similar ao Jardim do Éden na tradição cristã.

Análise das alternativas incorretas:

A - Embora os Tupinambás não desejassem e nem acumulassem bens materiais, eles transmitiam a herdeiros aqueles bens a que possuíam em vida.

Essa alternativa é incorreta porque os Tupinambás, como muitos outros povos indígenas, viviam em sociedades que não valorizavam a acumulação de bens materiais. Bens eram compartilhados dentro da comunidade, e a ideia de herança como entendida na cultura ocidental não se aplicava da mesma forma.

B - A antropofagia, apesar de muito comum em diversos grupos étnicos indígenas da época do descobrimento do Brasil, não fazia parte dos costumes dos Tupis.

Na verdade, a antropofagia era um costume documentado entre os Tupis, especialmente em práticas ritualísticas e guerreiras. Esse ato tinha significados simbólicos e culturais profundos, ao invés de ser um ato de simples barbárie como muitas vezes foi retratado pelos europeus. Portanto, a alternativa está incorreta.

D - Os jesuítas imputaram aos índios uma extrema incredulidade, olhando-os como homens sem fé, incrédulos.

Os jesuítas, na verdade, consideravam os indígenas como pessoas que ainda não tinham sido evangelizadas e, portanto, trabalhavam intensamente em sua catequese. Eles viam os indígenas como "almas a serem salvas" e não meramente incrédulos. Assim, essa alternativa também está incorreta.

E - Reconhecendo nos padres uma autoridade religiosa, os xamãs os respeitavam e convivam pacificamente com a ordem jesuíta.

Essa alternativa é incorreta porque, em muitas ocasiões, os xamãs (ou pajés) e os padres jesuítas eram figuras de conflito. Os xamãs tinham um papel central nas práticas religiosas tradicionais dos indígenas, e a chegada dos jesuítas representava uma ameaça a essa autoridade. Houve resistências e confrontos culturais e religiosos.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o contexto histórico e as particularidades das alternativas. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!

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C) A imagem de nudez dos indígenas brasileiros a que encontraram os portugueses no momento de sua chegada associa-se à ideia de inocência destes indígenas, na percepção dos portugueses.  ✅

Trechos da Carta de Pero Vaz de Caminha:

"Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos muito pretos, compridos pelas espáduas, e suas vergonhas tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras, que, de as muito bem olharmos, não tínhamos nenhuma vergonha."

"Mas acerca de isso andavam tão inocentemente como se nem cousa má fosse."

Muitos portugueses, inclusive, acreditavam ter chegado ao “paraíso” pela forma como os índios se portavam e pela abundância da terra.

Gab: C

a alternativa CORRETA é a letra C.

explicação = os portugueses frequentemente viam a nudez dos indígenas como um sinal de inocência e pureza, refletindo suas próprias ideias europeias sobre civilização e cultura.

A) Embora os Tupinambás não desejassem e nem acumulassem bens materiais, eles transmitiam a herdeiros aqueles bens a que possuíam em vida.

  • Análise: Os Tupinambás, como muitos povos indígenas, viviam em uma sociedade onde a acumulação de bens materiais não era uma prática comum ou valorizada como nas sociedades europeias. A cultura Tupinambá era marcada por valores coletivos e a posse de bens era geralmente transitória e compartilhada. A transmissão de bens materiais para herdeiros, como concebida nas sociedades ocidentais, não se aplicava da mesma forma nas sociedades indígenas brasileiras, o que torna essa alternativa incorreta.

B) A antropofagia, apesar de muito comum em diversos grupos étnicos indígenas da época do descobrimento do Brasil, não fazia parte dos costumes dos Tupis.

  • Análise: Esta afirmação é incorreta. A antropofagia ritual, ou canibalismo, era uma prática presente entre os Tupis e outros grupos indígenas brasileiros. Esse ritual tinha um significado simbólico profundo, relacionado à vingança, à assimilação das qualidades do inimigo e à reafirmação da coesão social do grupo. Portanto, a antropofagia fazia parte dos costumes dos Tupis.

C) A imagem de nudez dos indígenas brasileiros a que encontraram os portugueses no momento de sua chegada associa-se à ideia de inocência destes indígenas, na percepção dos portugueses.

  • Análise: Esta afirmação é correta. Os portugueses, ao chegarem ao Brasil, interpretaram a nudez dos indígenas como um sinal de inocência e pureza, comparando-os ao estado original do ser humano antes do pecado original, como descrito na Bíblia. A visão dos indígenas como "bons selvagens" sem malícia foi comum entre os europeus, apesar de carregada de estereótipos e preconceitos.

D) Os jesuítas imputaram aos índios uma extrema incredulidade, olhando-os como homens sem fé, incrédulos.

  • Análise: Essa afirmação é incorreta. Os jesuítas, em sua missão de catequese, viam os indígenas como "almas a serem salvas" e se dedicaram à conversão dos povos nativos ao cristianismo. Embora reconhecessem a diferença cultural e religiosa, não os consideravam incrédulos, mas sim como pessoas que ainda não haviam sido expostas à "verdade cristã". Os jesuítas acreditavam que os indígenas podiam ser convertidos e integrados à fé católica.

E) Reconhecendo nos padres uma autoridade religiosa, os xamãs os respeitavam e convivam pacificamente com a ordem jesuíta.

  • Análise: Essa afirmação é incorreta. Os xamãs, líderes espirituais e religiosos nas comunidades indígenas, frequentemente viam os jesuítas como rivais espirituais. A introdução da fé cristã pelos jesuítas muitas vezes gerava conflitos, já que ameaçava a autoridade e o papel dos xamãs nas sociedades indígenas. Houve resistência por parte dos xamãs à imposição da religião cristã, e a convivência pacífica nem sempre foi a norma.

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