Sobre a temática da escravidão e do racismo no Brasil, assi...
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Gabarito: Alternativa E
A alternativa correta é a E. Vamos entender por que ela está correta e analisar as outras opções.
Primeiro, a alternativa E menciona que a escravidão legou uma sociedade autoritária, que se reproduz em termos modernos. Isso é correto porque, após a abolição da escravidão, a sociedade brasileira continuou a apresentar estruturas de poder e relações sociais marcadas por desigualdades e discriminação racial. O fim da escravidão não trouxe ações significativas de integração dos ex-escravos, resultando em exclusão social e marginalização, aspectos que ainda são visíveis hoje.
Vamos agora analisar as outras alternativas:
Alternativa A: Afirma que a Lei Áurea ressarciu os senhores com uma indenização pelas suas perdas. Isso é incorreto. A Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, simplesmente aboliu a escravidão sem prever qualquer indenização aos proprietários de escravos, contrariando o que muitos deles esperavam e causando insatisfação entre a elite agrária.
Alternativa B: Menciona que a Lei Áurea previu formas de integração para as populações recém-libertas. Isso também é incorreto. A Lei Áurea não incluiu medidas para a integração dos negros libertos na sociedade brasileira, o que resultou em uma população afro-brasileira marginalizada e sem acesso a direitos básicos.
Alternativa C: Afirma que o fato de pessoas negras terem menos acesso a direitos não configura novas formas de racismo. Isso é completamente incorreto. A dificuldade de acesso a direitos por parte da população negra é uma manifestação clara do racismo estrutural e da estratificação social que persistem no Brasil contemporâneo.
Alternativa D: Sugere que o ativismo negro no Brasil se pautou na teoria da democracia racial. Isso é incorreto. A teoria da democracia racial foi criticada por não reconhecer as profundas desigualdades e o racismo existentes no Brasil. O ativismo negro, desde a década de 1920, focou na denúncia do racismo e na luta por igualdade de direitos, combatendo a ideia de que o Brasil seria uma sociedade sem preconceitos raciais.
Portanto, a alternativa que melhor descreve as consequências da escravidão na sociedade brasileira e como essas características se perpetuam é a alternativa E.
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A alternativa correta é a E.
A escravidão deixou um legado de uma sociedade autoritária no Brasil, e muitos dos padrões e estruturas sociais estabelecidos durante esse período ainda persistem de formas modernas.
As outras alternativas contêm informações incorretas:
- A: A Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, não previu indenização aos senhores de escravos pelas suas perdas.
- B: A Lei Áurea não previu formas de integração para as populações recém-libertas.
- C: A falta de acesso igualitário aos direitos por pessoas negras é uma manifestação de racismo e contribui para a estratificação social.
- D: O ativismo negro no Brasil não se baseou na teoria da democracia racial, mas sim na luta contra o racismo e pela igualdade de direitos.
Primeiro, a alternativa E menciona que a escravidão legou uma sociedade autoritária, que se reproduz em termos modernos. Isso é correto porque, após a abolição da escravidão, a sociedade brasileira continuou a apresentar estruturas de poder e relações sociais marcadas por desigualdades e discriminação racial. O fim da escravidão não trouxe ações significativas de integração dos ex-escravos, resultando em exclusão social e marginalização, aspectos que ainda são visíveis hoje.
Vamos agora analisar as outras alternativas:
Alternativa A: Afirma que a Lei Áurea ressarciu os senhores com uma indenização pelas suas perdas. Isso é incorreto. A Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, simplesmente aboliu a escravidão sem prever qualquer indenização aos proprietários de escravos, contrariando o que muitos deles esperavam e causando insatisfação entre a elite agrária.
Alternativa B: Menciona que a Lei Áurea previu formas de integração para as populações recém-libertas. Isso também é incorreto. A Lei Áurea não incluiu medidas para a integração dos negros libertos na sociedade brasileira, o que resultou em uma população afro-brasileira marginalizada e sem acesso a direitos básicos.
Alternativa C: Afirma que o fato de pessoas negras terem menos acesso a direitos não configura novas formas de racismo. Isso é completamente incorreto. A dificuldade de acesso a direitos por parte da população negra é uma manifestação clara do racismo estrutural e da estratificação social que persistem no Brasil contemporâneo.
Alternativa D: Sugere que o ativismo negro no Brasil se pautou na teoria da democracia racial. Isso é incorreto. A teoria da democracia racial foi criticada por não reconhecer as profundas desigualdades e o racismo existentes no Brasil. O ativismo negro, desde a década de 1920, focou na denúncia do racismo e na luta por igualdade de direitos, combatendo a ideia de que o Brasil seria uma sociedade sem preconceitos raciais.
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