No estudo da filogenia, a homologia é um conceito importan...
I. São considerados caracteres homólogos aqueles que têm a mesma origem ontogenética (embrionária), podendo ou não apresentar a mesma função.
II. Homoplasias ocorrem quando caracteres semelhantes evoluem de maneira independente em diferentes linhagens, podendo ser devido a convergência ou reversão evolutiva.
III. O conceito de paralelismo se aplica quando dois ou mais caracteres idênticos evoluem a partir de condições ancestrais diferentes, o que caracteriza um processo de convergência evolutiva.
IV. Na polarização de caracteres, é necessário definir o estado ancestral, o qual representa uma característica pré-existente (plesiomórfica) que evolui para uma nova característica derivada (apomórfica).
É correto o que se afirma em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO D
I. Correta – Caracteres homólogos compartilham a mesma origem ontogenética (embrionária) e podem ou não ter a mesma função. Exemplo: os ossos dos membros anteriores de morcegos (asa) e humanos (braço).
II. Correta – Homoplasia refere-se a semelhanças resultantes de evolução independente, podendo ocorrer por convergência (semelhança adquirida independentemente) ou reversão evolutiva (retorno a um estado ancestral).
III. Incorreta – O conceito de paralelismo refere-se a caracteres que evoluem de maneira semelhante em linhagens relacionadas, a partir de uma mesma condição ancestral, e não de condições ancestrais diferentes. O que é descrito na afirmação caracteriza convergência, não paralelismo.
IV. Correta – A polarização de caracteres define estados ancestrais (plesiomórficos) e derivados (apomórficos), sendo essencial na construção de árvores filogenéticas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo