O historiador francês Roger Chartier é considerado um dos e...
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Gabarito comentado
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Vamos analisar a questão sobre o conceito de "representação" conforme abordado pelo historiador francês Roger Chartier em seu livro "A História Cultural entre práticas e representações".
A alternativa correta é a Alternativa A: "As representações do mundo social são, em alguns casos, determinadas pelos interesses de grupo que as forjam."
Esta é a alternativa correta porque, para Roger Chartier, as representações são formas pelas quais diferentes grupos sociais compreendem e interpretam o mundo em que vivem. Essas representações são influenciadas pelos interesses, valores e perspectivas desses grupos, o que significa que elas não são neutras ou universais, mas sim contextuais e particulares.
Agora vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa B: "As representações do mundo social aspiram à universalidade de um diagnóstico fundado na razão."
Essa alternativa está incorreta porque Chartier argumenta justamente o contrário: as representações não são universais nem objetivas. Elas são construções sociais que refletem os interesses e as visões de diferentes grupos sociais, e não um diagnóstico universal e racional.
Alternativa C: "A noção de representação coletiva permite cindir as imagens mentais."
Esta alternativa está incorreta porque não é consistente com a teoria de Chartier. A noção de representação coletiva, para ele, não se refere a uma cisão de imagens mentais, mas sim a como as representações são compartilhadas e negociadas dentro de uma comunidade ou grupo social.
Alternativa D: "Embora revolucionárias no fazer historiográfico, as lutas de representação não têm tanta importância quanto as lutas econômicas."
Esta alternativa está errada porque Roger Chartier e outros historiadores culturais veem as lutas de representação como tão importantes quanto as lutas econômicas. Ambas influenciam profundamente a forma como os grupos sociais entendem e interagem com o mundo.
Alternativa E: "As representações não podem carregar consigo o elemento da subjetividade."
Esta alternativa está incorreta porque as representações são, por definição, subjetivas. Elas são construídas a partir das experiências, perspectivas e interesses dos grupos e indivíduos, e, portanto, carregam elementos de subjetividade.
Em resumo, a questão aborda um conceito fundamental na História Cultural, mostrando como as representações são ferramentas importantes para entender a visão de mundo de diferentes grupos sociais. Reconhecer que essas representações são influenciadas pelos interesses e valores dos grupos que as produzem é crucial para uma análise historiográfica precisa e contextualizada.
Se precisar de mais alguma informação ou tiver outras dúvidas, estou à disposição para ajudar!
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Comentários
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Gabarito: B.
Para Chartier as representações são variáveis segundo as disposições dos grupos ou classes sociais; aspiram à universalidade, mas são sempre determinadas pelos interesses dos grupos que as forjam. As representações não são discursos neutros: produzem estratégias e práticas tendentes a impor uma autoridade, uma deferência, e mesmo a legitimar escolhas.
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