Tipo de tesoura que permite o aproveitamento do desvão do t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1800289 Engenharia Civil
Tipo de tesoura que permite o aproveitamento do desvão do telhado, constituindo um cômodo denominado sótão, bastante utilizada nas residências norte-americanas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O telhado trata-se de um subsistema da edificação cujas funções são a cobertura dela e a proteção da área interna da edificação contra raios solares, chuva, ventos e animais. As Figuras 1 e 2 apresentam as principais peças e elementos de um telhado.


Figura 1: Principais peças de uma treliça de cobertura.


Fonte: UEPG.


Figura 2: Principais elementos e termos da estrutura e das partes de um telhado.


Fonte: Portal Engenharia É.


Nesse contexto, vale destacar que a tesoura é um elemento em forma de treliça triangular, formado por um conjunto de outros elementos, responsável por sustentar o peso e a sobrecarga o telhado.


Existem diversas configurações de treliças, cada qual com suas características. Em especial, a tesoura descrita pelo enunciado, caracterizada por permitir o aproveitamento do desvão do telhado, é a tesoura tipo mansarda. A Figura 3 ilustra tal tesoura. Seu nome deve-se é uma homenagem ao Arquiteto Jules Marsard, o qual concebeu esse tipo de tesoura para otimizar o uso do espaço e a ventilação e iluminação do local. Portanto, a alternativa C está correta.


Figura 3: Esquema da tesoura marsarda.


Fonte: Portal Total Construção.


Quanto às outras alternativas, vale ressaltar que:


- O frechal é um elemento de viga, semelhante à uma terça, localizado na extremidade da tesoura;

 

- O lanternim é um elemento situado no ponto mais alto do telhado. Geralmente sua principal função é melhorar o conforto térmico e acústico. A Figura 4 ilustra uma tesoura com lanternim;


Figura 4: Esquema da tesoura com lanternim.


Fonte: Portal Total Construção.


- As tesouras Howe e Pratt caracterizam-se por possuírem banzo inferior horizontal e os banzos superiores inclinados. A diferença entre elas se dá em função da disposição dos elementos internos (montantes e diagonais). A Figura 5 esquematiza tais tipos de treliça.


Figura 5: Esquema das tesouras Howe e Pratt.


Fonte: Notas de aula – Politécnica PUCRS.


Gabarito do professor: letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tipo de tesoura (estrutura do telhado) que permite o aproveitamento do desvão do telhado, constituindo um cômodo denominado sótão. O nome mansarda deve-se a Mansard, arquiteto de Luiz XIV. Os telhados tipo Mansard eram geralmente cobertos com telhas de ardósia, e dispunham de janelas denominadas trapeira, para iluminação, ventilação e dar acesso ao telhado.

ecivilnet.com

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo