O artista visual Rimon Guimarães ficou conhecido por seus m...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021
Banca:
FGV
Órgão:
FUNSAÚDE - CE
Provas:
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Analista Administrativo - Administração
|
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Advogado |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Engenheiro Eletricista |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Analista Administrativo - Contabilidade |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Analista Administrativo - Economia da Saúde |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Analista Administrativo - Qualquer Formação |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Analista Administrativo - Suprimentos |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Engenheiro de Produção |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Engenheiro de Segurança do Trabalho |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Analista de Tecnologia da Informação - TI e Infraestrutura de Informática |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Jornalista |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Analista de Pesquisa e Informações - Estatística |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Analista de Recursos Humanos |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Arquiteto |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Tecnólogo de Suporte Operacional em Hardware e Software |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Auditor Administrativo |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Bibliotecário |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Engenheiro Civil |
FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Engenheiro Clínico |
Q1839189
Conhecimentos Gerais
O artista visual Rimon Guimarães ficou conhecido por seus
murais de cores vibrantes em várias cidades do mundo, como os
apresentados a seguir.
A Figura I retrata a lateral de um prédio de um conjunto habitacional na periferia de Amsterdam, onde moram imigrantes provenientes das colônias holandesas, na qual o artista pintou um totem gigante de cabeças sobrepostas que lembram afrodescendentes, com seus turbantes e tatuagens coloridas. Ao lado do totem, pintou a figura de um dançarino negro. A Figura II apresenta o painel pintado na lateral do Centro de Dança do Banco do Brasil, em Curitiba, considerada a cidade mais “europeia” do Brasil. O painel mostra uma mulher negra, com um turbante volumoso, estampado com figuras africanas. Adaptado de bienalsaopaulo, post no Instagram, 09/07/2021.
Com base nas imagens e no texto, analise as afirmativas a seguir. I. Os murais marcam a presença negra em espaços onde ela não é considerada expressiva, como em Amsterdã ou no Sul do Brasil. II. Os murais se inscrevem no espaço público urbano, o que confere visibilidade às obras e possibilitam sua ampla fruição. III. Os murais projetam, de forma agigantada, referências culturais não eurocêntricas.
Está correto o que se afirma em:
A Figura I retrata a lateral de um prédio de um conjunto habitacional na periferia de Amsterdam, onde moram imigrantes provenientes das colônias holandesas, na qual o artista pintou um totem gigante de cabeças sobrepostas que lembram afrodescendentes, com seus turbantes e tatuagens coloridas. Ao lado do totem, pintou a figura de um dançarino negro. A Figura II apresenta o painel pintado na lateral do Centro de Dança do Banco do Brasil, em Curitiba, considerada a cidade mais “europeia” do Brasil. O painel mostra uma mulher negra, com um turbante volumoso, estampado com figuras africanas. Adaptado de bienalsaopaulo, post no Instagram, 09/07/2021.
Com base nas imagens e no texto, analise as afirmativas a seguir. I. Os murais marcam a presença negra em espaços onde ela não é considerada expressiva, como em Amsterdã ou no Sul do Brasil. II. Os murais se inscrevem no espaço público urbano, o que confere visibilidade às obras e possibilitam sua ampla fruição. III. Os murais projetam, de forma agigantada, referências culturais não eurocêntricas.
Está correto o que se afirma em: