No que se refere às lesões nervosas periféricas, assinale a...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e compreender o tema das lesões nervosas periféricas, focando nos conceitos de neuropraxia, axonotmese e neurotmese.
Alternativa correta: E - Na fase aguda não é possível identificar o tipo de lesão nervosa periférica, já que há perda de função do segmento desnervado.
Justificativa da alternativa correta: Na fase aguda das lesões nervosas periféricas, a identificação precisa do tipo de lesão é difícil porque a perda de função é um sintoma comum a todas elas. A confirmação do tipo de lesão, se é uma neuropraxia, axonotmese ou neurotmese, geralmente requer a observação da evolução clínica e, em alguns casos, exames complementares.
Análise das alternativas incorretas:
A - A lesão do tipo neurotmese é a de melhor prognóstico, já que envolve apenas bainha de mielina, preservando a estrutura axonal, fator que facilita o processo de reabilitação.
Essa alternativa está incorreta porque a neurotmese é a lesão mais grave dos nervos periféricos, caracterizada pela ruptura completa do nervo, incluindo a bainha de mielina e o axônio. O prognóstico é ruim, e a recuperação geralmente requer intervenção cirúrgica.
B - Após sofrer uma lesão do tipo axonotmese em nervo femoral, em razão da impossibilidade de regeneração nervosa periférica, a função da marcha pode ficar comprometida.
Essa alternativa está incorreta porque, apesar da axonotmese causar danos aos axônios, a estrutura de suporte do nervo (como o endoneuro) permanece intacta. Isso permite a regeneração do axônio e, portanto, a recuperação funcional é possível, ao contrário do que a alternativa sugere.
C - A degeneração walleriana desencadeia-se na lesão do tipo neuropraxia, sendo um fator de risco para a recuperação funcional, uma vez que compromete toda a estrutura do nervo.
Essa alternativa está incorreta porque a degeneração walleriana ocorre nas lesões de tipos axonotmese e neurotmese, não na neuropraxia. Na neuropraxia, não há degeneração do axônio, apenas uma disfunção temporária devido à compressão ou estiramento.
D - A axonotmese é uma lesão irreversível que compromete axônios e envoltórios conjuntivos, causando a perda de continuidade do nervo.
Essa alternativa está incorreta porque a axonotmese é uma lesão que compromete os axônios, mas não os envoltórios conjuntivos. Ela é potencialmente reversível porque as estruturas de suporte do nervo permanecem intactas, permitindo a regeneração axonal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) A lesão do tipo neurotmese é o pior prognóstico, já que envolve apenas bainha de mielina, preservando a estrutura axonal, fator que facilita o processo de reabilitação.
B) Após sofrer uma lesão do tipo axonotmese em nervo femoral, em razão há pouca possibilidade de regeneração nervosa periférica, a função da marcha pode ficar comprometida.
C) A degeneração walleriana desencadeia-se na lesão do tipo axonotmese ou neurotmese, sendo um fator de risco para a recuperação funcional, uma vez que compromete toda a estrutura do nervo.
D) A axonotmese é uma lesão difícil de ser reversível que compromete axônios e com preservação dos envoltórios conjuntivos, causando a perda de continuidade do nervo.
E) Na fase aguda não é possível identificar o tipo de lesão nervosa periférica, já que há perda de função do segmento desnervado. - CORRETA
Faça parte da nossa comunidade: https://t.me/fisioterapiaconcursos
Siga no instagram : @profmauriciooliva
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo