A Política Nacional de Humanização pauta-se em três princípi...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos analisar a questão sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) e entender por que a alternativa D é a correta.
Alternativa Correta: D
A Política Nacional de Humanização (PNH) é uma diretriz importante do Sistema Único de Saúde (SUS) que busca a melhoria na qualidade do atendimento e na gestão dos serviços de saúde. Um dos seus princípios fundamentais é a cogestão, que se refere à inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão, ampliando as tarefas da gestão. Isso transforma os espaços de gestão em lugares de análise de contextos, formulação de políticas, pactuação de tarefas e aprendizado coletivo. Assim, a alternativa D descreve corretamente o conceito de cogestão na PNH.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
A - Humanizar traduz-se, como exclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado: Esta afirmação está incorreta. Na verdade, a humanização no SUS preza pelo respeito às diferenças, valorizando a diversidade e promovendo a inclusão, sejam estas diferenças culturais, sociais ou individuais.
B - A Política Nacional de Humanização deve se fazer presente e estar inserida em alguns aspectos das políticas e programas do Sistema Único de Saúde (SUS): Esta alternativa está errada porque a PNH deve estar presente em todos os aspectos das políticas e programas do SUS, e não apenas em alguns. A proposta é transversal e busca perpassar todas as ações e serviços de saúde.
C - As decisões da gestão interferem indiretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores/as e usuários/as devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva: Este item está parcialmente correto ao incentivar a participação ativa de trabalhadores e usuários na gestão, mas a frase inicial é incorreta. As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde, e por isso a participação é fundamental.
E - A ambiência é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença: Embora a definição da ambiência esteja correta, ela não responde diretamente à questão sobre os três princípios fundamentais da PNH, que são inseparabilidade entre atenção e gestão, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CRIADA EM 2003. Cogestão expressa tanto a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto a ampliação das tarefas da gestão – que se transforma também em espaço de realização de análise dos contextos, da política em geral e da saúde em particular, em lugar de formulação e de pactuação de tarefas e de aprendizado coletivo.
A alternativa C se refere ao principio da Indissociabilidade entre atenção e gestão
É errada pois as decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva.
Avante!
O que está de errado com a letra E?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo