Considerando a leitura do primeiro parágrafo do texto, bem ...
A tentativa de implantação da cultura europeia em extenso território, dotado de condições naturais, se não adversas, largamente estranhas à sua tradição milenar, é, nas origens da sociedade brasileira, o fato dominante e mais rico em consequências. Trazendo de países distantes nossas formas de convívio, nossas instituições, nossas ideias, e timbrando em manter tudo isso em ambiente muitas vezes desfavorável e hostil, somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra. Podemos construir obras excelentes, enriquecer nossa humanidade de aspectos novos e imprevistos, elevar à perfeição o tipo de civilização que representamos: o certo é que todo o fruto de nosso trabalho ou de nossa preguiça parece participar de um sistema de evolução próprio de outro clima e de outra paisagem.
Assim, antes de perguntar até que ponto poderá alcançar bom êxito a tentativa, caberia averiguar até onde temos podido representar aquelas formas de convívio, instituições e ideias de que somos herdeiros.
É relevante, em primeiro lugar, a circunstância de termos recebido a herança através de uma nação ibérica. A Espanha e Portugal são, com a Rússia e os países balcânicos (e em certo sentido também a Inglaterra), um dos territórios-ponte pelos quais a Europa se comunica com os outros mundos. Assim, eles constituem uma zona fronteiriça, de transição, menos carregada, em alguns casos, desse europeísmo que, não obstante, mantêm como um patrimônio necessário.
Foi a partir da época dos grandes descobrimentos marítimos que os dois países entraram mais decididamente no coro europeu. Esse ingresso tardio deveria repercutir intensamente em seus destinos, determinando muitos aspectos peculiares de sua história e de sua formação espiritual. Surgiu, assim, um tipo de sociedade que se desenvolveria, em alguns sentidos, quase à margem das congêneres europeias, e sem delas receber qualquer incitamento que já não trouxesse em germe.
HOLANDA, S.B. de. Raízes do Brasil. Texto com adaptação.
12ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
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A alternativa correta é a letra B.
A questão testa seu conhecimento sobre o uso da pontuação na escrita formal da Língua Portuguesa, especificamente o papel dos dois-pontos.
Justificativa da Alternativa Correta:
B - Os dois-pontos no trecho "o certo é que todo o fruto de nosso trabalho ou de nossa preguiça parece participar de um sistema de evolução próprio de outro clima e de outra paisagem." não introduzem uma ideia de valor adversativo. No entanto, a frase anterior ao uso dos dois-pontos apresenta uma ideia geral que é detalhada na sequência, o que é o uso correto dos dois-pontos para explicitar ou detalhar um pensamento já introduzido.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - O pronome "sua" em "sua tradição milenar" refere-se ao "europeia" e não ao "território". Isso porque o contexto do parágrafo inicial discute a cultura europeia, e não o território em si.
C - A expressão "em extenso território" não pode ser intercalada por vírgulas. Isso se deve à função restritiva da expressão, que limita e define precisamente o "território" mencionado, não permitindo a intercalação por vírgulas.
D - Substituir "manter tudo isso" por "manter estas" causaria uma perda de sentido, já que "estas" não cobre adequadamente "formas de convívio, instituições, ideias". A palavra "tudo" é inclusiva e refere-se ao conjunto mencionado anteriormente no texto.
E - Na expressão "próprio de", a substituição por "apropriado a" altera o sentido original. "Próprio de" indica algo inerente, enquanto "apropriado a" sugere adequação, o que não é a mesma coisa no contexto da frase.
Estratégia para Interpretação:
Para resolver questões de pontuação, é importante prestar atenção ao fluxo do texto e ao papel específico que a pontuação desempenha na estrutura das frases. Os dois-pontos frequentemente introduzem explicações, exemplos ou consequências, então fique atento a essa função ao analisar alternativas.
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Comentários
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Entendi na letra a) que o pronome sua refere-se à cultura europeia e não a território. A cultura europeia tem tradição milenar.
Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas:mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.
Por exemplo:Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.
a) O “sua tradição milenar” refere-se à cultura europeia, e não ao substantivo “território”. Errado.
b) Certo.
c) Não se pode intercalar por vírgulas a expressão “em extenso território”, pois o sentido da implantação ficaria incompleto (implantar algo em algum lugar). Ademais, o verbo do aposto "dotado de condições naturais" não concordaria em gênero com "tentativa de implantação" nem com "cultura europeia". Errado.
d) Antemão, observa-se que o item se refere a uma parte do texto que traz uma enumeração ("nossas formas de convívio, nossas instituições, nossas ideias"). Ao substituir a expressão “manter tudo isso” por “manter estas”, o "estas" estará referindo-se a apenas "nossas ideias", ao invés dos três itens enumerados e resumidos pelo autor por "tudo isso", modificando, assim, o sentido do trecho. Errado.
e) Vejamos como ficaria a troca: "[...]todo o fruto [...] parece participar de um sistema de evolução apropriado a outro clima e de outra paisagem". Logo, para que a troca estar correta, o segundo "de" também deveria ser trocado por "a". Errado.
Gabarito: B.
Em que lugar que está sendo indicado ser adversativo os dois pontos? Alguém poderia explicar?
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