Leia o trecho abaixo retirado do texto.Buckle, em página not...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2717077 Português

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 4.


A seca


De repente, uma variante trágica.

Aproxima-se a seca.

O sertanejo adivinha-a e graças ao ritmo singular com que se desencadeia o flagelo.

Entretanto não foge logo, abandonando a terra a pouco e pouco invadida pelo limbo candente que irradia do Ceará.

Buckle, em página notável, assinala a anomalia de se não afeiçoar nunca, o homem, às calamidades naturais que o rodeiam. Nenhum povo tem mais pavor aos terremotos que o peruano; e no Peru as crianças ao nascerem têm o berço embalado pelas vibrações da terra.

Mas o nosso sertanejo faz exceção à regra. A seca não o apavora. É um complemento à sua vida tormentosa, emoldurando-a em cenários tremendos. Enfrenta-a, estoico. Apesar das dolorosas tradições que conhece através de um sem número de terríveis episódios, alimenta a todo o transe esperanças de uma resistência impossível.

Com os escassos recursos das próprias observações e das dos seus maiores, em que ensinamentos práticos se misturam a extravagantes crendices, tem procurado estudar o mal, para o conhecer, suportar e suplantar. Aparelha-se com singular serenidade para a luta. Dois ou três meses antes do solstício de verão, especa e fortalece os muros dos açudes, ou limpa as cacimbas. Faz os roçados e arregoa as estreitas faixas de solo arável à orla dos ribeirões. Está preparado para as plantações ligeiras à vinda das primeiras chuvas.

[ ... ]

É o prelúdio da sua desgraça.

Vê-o acentuar-se num crescendo, até dezembro.


CUNHA, Euclides da. Os Sertões. São Paulo: Três, 1984.


Leia o trecho abaixo retirado do texto.


Buckle, em página notável, assinala a anomalia de se não afeiçoar nunca, o homem, às calamidades naturais que o rodeiam.


A respeito do trecho em destaque acima é correto afirmar que

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a

Na frase apresentada, há dois sujeitos:

  1. "Buckle" - que é o sujeito da ação de "assinala".
  2. "homem" - que é o sujeito da oração subordinada "que o rodeiam".

Portanto, a frase possui dois sujeitos distintos em diferentes partes da estrutura.

A: "é relativo ao sujeito "homem" na sentença."

O trecho "que o rodeiam" refere-se ao sujeito "homem", especificando a situação em que ele não se afeiçoa às calamidades naturais.

B: "corresponde a um objeto direto."

Esta opção está errada porque o trecho "que o rodeiam" não atua como um objeto direto. Em vez disso, ele é uma oração subordinada adjetiva que modifica o sujeito "homem".

C: "trata-se de um complemento nominal do verbo 'assinala'."

Essa opção também está incorreta porque o trecho "que o rodeiam" não é um complemento nominal do verbo "assinala". Um complemento nominal normalmente refere-se a um substantivo, e neste caso, a oração fornece uma explicação sobre o "homem" e não complementa o sentido do verbo.

D: "tem relação direta com o sujeito 'Buckle'."

é incorreta porque o trecho "que o rodeiam" não se relaciona diretamente com o sujeito "Buckle". Em vez disso, ele está vinculado ao sujeito "homem", esclarecendo a relação deste com as calamidades naturais. Buckle é o autor da afirmação e não está diretamente relacionado ao que está sendo descrito sobre o "homem". Portanto, a opção D não reflete corretamente a estrutura da frase.

Gabarito A

A - "a anomalia de o homem se não afeiçoar nunca às calamidades naturais que o rodeiam. A relação está aqui no pronome "o" que retoma "o homem". As calamidades rodeiam quem? Rodeiam o homem.

B - às calamidades naturais" é objeto INdireto do verbo "afeiçoar". Quem se afeiçoa, afeiçoa-se a alguém ou a algo.

C - Quem "assinala", assinala algo. Logo, verbo transitivo direto. O que foi assinalada na frase foi "a anomalia", objeto direto. O termo destacado, portanto, não é complemento nominal do verbo assinalar, pela razão acima exposta e pelo simples fato de que "complemento NOMINAL" não complementa verbo. Estes são os complementos verbais. A afirmativa é contraditória em si mesma.

D - "Buckle" é o sujeito do verbo "assinalar". O objeto do verbo "assinalar" é "a anomalia". Logo, nenhuma relação direta. O termo destacado, em verdade, se relaciona diretamente ao verbo "afeiçoar" e, portanto, é objeto indireto.

Fonte: Olho na Vaga.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo