Paciente, 68 anos de idade, sexo masculino, chega à Unidade...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: IFAL Prova: COPEVE-UFAL - 2019 - IFAL - Médico |
Q1051998 Medicina

Paciente, 68 anos de idade, sexo masculino, chega à Unidade de Pronto Atendimento queixando-se de vômitos recorrentes e diarreia aquosa há 3 dias, associada à diminuição do volume urinário. Ao exame físico, encontra-se desidratado (3+/4+) e hipocorado (2+/4+), PA 90x60mmHg e FC 110bpm. Os exames laboratoriais realizados mostram creatinina 1,8 e ureia 58. 

Considerando que a lesão pré-renal é a principal hipótese diagnóstica neste caso, responda qual alternativa apresenta corretamente os parâmetros laboratoriais para diagnóstico diferencial com lesão renal intrínseca.  

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nesta questão, a resposta correta é a alternativa B. Quando há suspeita de lesão pré-renal, é importante diferenciá-la das lesões renais intrínsecas. Um dos parâmetros que ajuda nessa diferenciação é o sódio urinário, que é tipicamente menor que 20mEq/L na lesão pré-renal. Já a fração excretada de sódio geralmente é maior que 1% na lesão renal intrínseca. A osmolalidade urinária pode ser útil na diferenciação, com valores acima de 500 mOsm/kg sugerindo lesão renal intrínseca, mas não é tão específica quanto o sódio urinário. A densidade urinária abaixo de 1015 pode estar presente tanto na lesão pré-renal quanto na intrínseca, e a presença de cilindros granulosos pigmentares é mais associada à lesão renal intrínseca.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo