Caso considere uma intoxicação aguda por organofosforados, u...
Leia o caso clínico a seguir e responda a questão.
Homem, 65 anos, trabalhador rural em cidade de médio porte de Minas Gerais, vem acompanhado pela filha, 29 anos, a Unidade de Pronto Atendimento. Ele relata não ter aguentado usar a máquina para pulverizar a lavoura de morango devido à dor de cabeça, coceira e irritabilidade nos olhos e na pele que ele acredita terem sido causadas pelo contato com o agrotóxico. Apresenta diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes, fuma 30 cigarros/dia e ingere bebidas alcoólicas (10 cervejas/semana). Ele faz uso regular de hidroclorotiazida, captopril, metformina e sinvastatina e nega histórico de eventos cardiovasculares ou cirurgias prévias.
Ao exame físico: agitado, sudorético, pupilas reagentes, mucosas secas, turgor da pele diminuído, olhos
vermelhos, tremor moderado nas mãos e sialorreia.
Pressão arterial: 140/90 mmHg. Frequência cardíaca:
100 bpm. Frequência respiratória: 22 irpm. Temperatura: 36,7 °C. Saturação de oxigênio: 98%. Ausculta
cardiorrespiratória e palpação abdominal sem alterações.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre intoxicação por organofosforados e a conduta médica correta a ser adotada nesse cenário.
O tema central da questão é a intoxicação aguda por organofosforados, que são substâncias químicas frequentemente encontradas em agrotóxicos. Esta situação requer conhecimentos sobre os sintomas típicos dessa intoxicação e o tratamento adequado.
Os organofosforados inibem a enzima acetilcolinesterase, causando um acúmulo de acetilcolina, o que leva a uma série de sintomas colinérgicos. Esses sintomas incluem sudorese, salivação excessiva (sialorreia), tremores e pupilas contraídas (miose). O paciente do caso clínico apresenta muitos desses sintomas, sugerindo intoxicação por organofosforados.
A alternativa correta é a D - sulfato de atropina intravenosa.
Justificativa: A atropina é um anticolinérgico que atua antagonizando os efeitos do excesso de acetilcolina, aliviando os sintomas causados pela intoxicação. É o tratamento de escolha em casos de intoxicação por organofosforados.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
- A - benzodiazepínico: Embora benzodiazepínicos possam ser usados para controlar convulsões em intoxicações graves, eles não são a intervenção primária e específica para intoxicação por organofosforados.
- B - lavagem gástrica: A lavagem gástrica pode ser considerada em intoxicações agudas orais recentes, mas não é indicada como tratamento específico para intoxicação por organofosforados já que o risco de aspiração é elevado.
- C - intubação endotraqueal: A intubação pode ser necessária em casos de comprometimento respiratório grave, mas não é uma medida de tratamento direto para reverter os efeitos da intoxicação por organofosforados.
Portanto, a conduta correta para este caso é o uso de sulfato de atropina intravenosa, que atua diretamente sobre os sintomas. É importante saber identificar os sintomas típicos e a intervenção apropriada para assegurar o tratamento eficaz e seguro.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo