As exceções de impedimento ou suspeição do juiz de Vara do T...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q113382 Direito Processual do Trabalho
As exceções de impedimento ou suspeição do juiz de Vara do Trabalho serão julgadas pelo

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder a essa questão, precisamos entender o tema central: impedimento ou suspeição do juiz na Justiça do Trabalho. Este tema está diretamente relacionado à competência para julgar essas exceções.

De acordo com o art. 799, §2º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as exceções de impedimento ou suspeição de um juiz de Vara do Trabalho são julgadas pelo respectivo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Portanto, a alternativa C está correta.

Vamos analisar as alternativas para entender por que apenas a alternativa C é válida:

A - juiz do trabalho especialmente indicado pela Corregedoria Geral do respectivo Tribunal Regional do Trabalho

Essa alternativa está incorreta porque a CLT especifica que é o TRT que julga essas exceções, não um juiz indicado pela Corregedoria.

B - Conselho Nacional de Justiça

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem funções de controle e supervisão administrativa do judiciário, mas não é responsável pelo julgamento de exceções de impedimento ou suspeição de juízes do trabalho. Portanto, esta alternativa é incorreta.

D - Tribunal Superior do Trabalho

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) atua em âmbito nacional e não julga diretamente as exceções de impedimento ou suspeição de juízes de primeira instância. Assim, esta alternativa está incorreta.

E - Corregedor Geral do respectivo Tribunal Regional do Trabalho

Embora o Corregedor Geral tenha funções de fiscalização e orientação, ele não tem competência para julgar exceções de impedimento ou suspeição. Assim, esta alternativa está incorreta.

Em resumo, o julgamento das exceções de impedimento ou suspeição de um juiz do trabalho é de competência do respectivo Tribunal Regional do Trabalho, conforme estabelecido na CLT.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C. Em razão de a Vara do Trabalho funcionar com juiz singular, o julgamento da exceção de suspeição ou de impedimento deve ser de competência do respectivo TRT, visto que ao caso deve se aplicar, subsidiariamente, o disposto nos artigos 313 e 314 do CPC, a saber:
Art. 313. Despachando a petição, o juiz, se reconhecer o impedimento ou a suspeição, ordenará a remessa dos autos ao seu substituto legal; em caso contrário, dentro de 10 (dez) dias, dará as suas razões, acompanhadas de documentos e de rol de testemunhas, se houver, ordenando a remessa dos autos ao tribunal.
Art. 314. Verificando que a exceção não tem fundamento legal, o tribunal determinará o seu arquivamento; no caso contrário condenará o juiz nas custas, mandando remeter os autos ao seu substituto legal.
Ressalte-se que o artigo 13, parágrafo único da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho dispõe, acerca do impedimento ou suspeição dos juízes de primeiro grau, que:
Artigo 13. Se o juiz de primeiro grau não reconhecer o impedimento ou a suspensão alegada, aplicar-se-á o procedimento previsot nos artigos 313 e 314 do CPC, exceto, quanto a este último, na parte relativa à condenação às custas ao magistrado.
Bezerra Leite esclarece que em se tratando de exceção de suspeição nos Tribunais, dever-se-á seguir o disposto no regimento interno respectivo.

Corrijam-se se eu estiver errada.
De acordo com o art.  563 da CLT cabe às Juntas de Conciliação e julgamento (atuais Varas do Trabalho) julgarem:

c) julgar as suspeições argüidas contra os seus membros;

d) julgar as exceções de incompetência que lhes forem opostas;

Assim, esta questão poderia ser anulada, pois não possui tal alternativa, sendo que cabe ao TRT a mesma atribuição, só que com relação a seus próprios membros, conforme art. 680 da CLT.

Abraços...
Só para corrigir o artigo mencionado acima é o art. 653 da CLT.
Bom dia a todos, aprofundando mais o estudo sobre o tema, a competência é de fato do TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO RESPECTIVO. Com a reforma do judiciário, as juntas de conciliação e julgamento foram extintas, e criadas as varas do trabalho, mas sempre é bom lembrar que o orgão é o proprio juiz singular, não fazendo sentido, portanto, ele mesmo julgar sua propria arguição de suspeição ou impedimento, nem tampouco atribuir tal competencia a outra vara do trabalho, com jurisdição em outra localidade. Isto posto, por aplicação subsidiaria do CPC, a competência para julgamento das arguições de parcialidade do JUIZ da VARA DO TRABALHO, é de competencia, sem duvida alguma, do TRT.

Bom dia a todos...
"Oferecida a exceção de incompetência ( em razão da matéria, do lugar e das pessoas ), cabe à própria Vara julgá-la, não se enviando os autos ao Tribunal.
As exceções de suspeição e impedimento dos juízes de primeiro grau serão julgadas pelo TRT da respectiva região, sendo processadas na forma dos artigos 312 a 314 do CPC. O juiz tido por suspeito ou impedido não pode julgar a exceção, pois não tem isenção de ânimo para tanto e pode ser parcial." Comentários à CLT - Sergio Pinto Martins

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo