Ao término da assistência à saúde, o paciente solicita ates...
Leia o caso clínico a seguir e responda a questão.
Homem, 65 anos, trabalhador rural em cidade de médio porte de Minas Gerais, vem acompanhado pela filha, 29 anos, a Unidade de Pronto Atendimento. Ele relata não ter aguentado usar a máquina para pulverizar a lavoura de morango devido à dor de cabeça, coceira e irritabilidade nos olhos e na pele que ele acredita terem sido causadas pelo contato com o agrotóxico. Apresenta diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes, fuma 30 cigarros/dia e ingere bebidas alcoólicas (10 cervejas/semana). Ele faz uso regular de hidroclorotiazida, captopril, metformina e sinvastatina e nega histórico de eventos cardiovasculares ou cirurgias prévias.
Ao exame físico: agitado, sudorético, pupilas reagentes, mucosas secas, turgor da pele diminuído, olhos
vermelhos, tremor moderado nas mãos e sialorreia.
Pressão arterial: 140/90 mmHg. Frequência cardíaca:
100 bpm. Frequência respiratória: 22 irpm. Temperatura: 36,7 °C. Saturação de oxigênio: 98%. Ausculta
cardiorrespiratória e palpação abdominal sem alterações.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Após analisar a questão, a alternativa correta é: B - fornecer atestado com CID incluso e assinatura do paciente.
Tema Central da Questão: A questão envolve a emissão de atestados médicos, um documento importante na área de segurança e saúde no trabalho. A emissão correta do atestado é crucial para garantir direitos trabalhistas, como o afastamento por motivos de saúde.
Resumo Teórico: O atestado médico é um documento que comprova a condição de saúde de um paciente e pode incluir o Código Internacional de Doenças (CID) para especificar a doença ou condição. De acordo com a Resolução CFM nº 1.658/2002, o médico pode incluir o CID no atestado se houver consentimento do paciente, o que neste caso é indicado pela assinatura.
Justificativa para a Alternativa Correta:
A alternativa B está correta porque o médico deve fornecer um atestado com o CID se o paciente permitir, como indicado pela assinatura. Esta prática está em conformidade com a ética médica e as diretrizes de documentação de saúde, além de facilitar que a empresa entenda a justificação médica para o afastamento, respeitando a confidencialidade do paciente.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Fornecer atestado sem CID: Embora seja possível emitir um atestado sem CID, a assinatura do paciente permitindo a inclusão do CID torna a alternativa B mais completa e adequada.
C - Não fornecer atestado por estar com muitas outras pessoas aguardando atendimento: Esta alternativa está incorreta porque a demanda de pacientes não deve interferir na emissão de documentos essenciais como o atestado médico, que é um direito do paciente.
D - Fornecer uma declaração de comparecimento e não um atestado médico de afastamento: Uma declaração de comparecimento apenas comprova que o paciente esteve na unidade de saúde, mas não justifica um afastamento do trabalho, o que não atende à necessidade do paciente neste caso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo