A doença de Parkinson (DP) é uma patologia neurológica crôni...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2041450 Fisioterapia
A doença de Parkinson (DP) é uma patologia neurológica crônica e degenerativa do sistema nervoso central que acomete os gânglios da base. Considerando a existência de uma ampla extensão da incapacidade, um sistema de graduação torna-se necessário para identificar a inabilidade existente. Para tanto, sugere-se a Escala de Hoehn e Yahr, a qual categoriza os estágios dessa doença. Analise as proposições abaixo, com base na sequência das cinco categorias em relação à escala referida.
I- Envolvimento unilateral ou bilateral, com o mínimo ou nenhum prejuízo funcional. II- Envolvimento bilateral ou da linha central com prejuízo do equilíbrio. III- Primeiros sinais de prejuízo dos reflexos de endireitamento. Restrição funcional nas atividades, porém pode ter uma vida independente. Inabilidade moderada. IV- Incapacidade grave; ainda capaz de caminhar ou permanecer de pé sem ajuda. V- Confinado ao leito ou à cadeira de rodas a não ser que receba ajuda.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa B.

A doença de Parkinson é uma patologia neurológica que afeta os gânglios da base e tem um caráter crônico e degenerativo. Para avaliar a progressão da incapacidade causada pela doença, utiliza-se a Escala de Hoehn e Yahr. Esta escala categoriza a doença em diferentes estágios, permitindo uma melhor compreensão e manejo clínico da progressão dos sintomas.

Vamos compreender por que a Alternativa B está correta:

  • III - Refere-se ao início dos sinais de prejuízo dos reflexos de endireitamento. Há restrição funcional nas atividades diárias, embora a pessoa ainda consiga viver de forma independente, caracterizando uma inabilidade moderada.
  • IV - Nessa fase, o paciente apresenta incapacidade grave, mas ainda é capaz de caminhar ou ficar de pé sem assistência.
  • V - Neste estágio, o paciente está confinado ao leito ou à cadeira de rodas, a menos que receba ajuda.

Agora, vejamos por que as outras alternativas são incorretas:

Alternativa A - Inclui o item I, que descreve envolvimento unilateral ou bilateral com pouco ou nenhum prejuízo, não caracterizando os estágios mais avançados de III a V.

Alternativa C - Inclui o item II, que fala de envolvimento bilateral com prejuízo do equilíbrio, mas que ainda não caracteriza os estágios de maior gravidade da doença, como III a V.

Alternativa D - Inclui os itens I, II e III, mas apenas o item III está relacionado a um estágio de maior gravidade, o que torna a alternativa incorreta.

Alternativa E - Inclui o item II, que, novamente, não caracteriza os estágios mais críticos da doença (III a V), tornando a alternativa incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Qual o erro da I e da II?

ERRO do Item I e II :

NO item I- Envolvimento unilateral, II- Envolvimento bilateral sem prejuízo do equilíbrio

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo