O método usado para isolamento de ovos, cistos e trofozoíto...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - MIF (Mercúrio, Iodo e Formol).
Tema Central da Questão: A questão aborda métodos de isolamento de parasitas em amostras de fezes, fundamentais para o diagnóstico de infecções parasitárias. Esses métodos ajudam a identificar ovos, cistos e trofozoítos, fornecendo informações críticas para o tratamento de doenças parasitárias.
Resumo Teórico: A técnica MIF (Mercúrio, Iodo e Formol) é amplamente utilizada em laboratório para a preservação e coloração de amostras fecais, facilitando a identificação microscópica de parasitas. Essa técnica é ideal para amostras coletadas em dias consecutivos ou alternados, pois permite conservar as estruturas parasitárias por períodos mais extensos, até que possam ser analisadas.
De acordo com manuais de parasitologia, como o "Manual de Técnicas Básicas para o Laboratório de Análises Clínicas" da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, o método MIF é especialmente valioso por sua eficácia na manutenção das características morfológicas dos parasitas.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa B é a correta porque o método MIF é especificamente utilizado para conservar amostras fecais ao longo de vários dias, permitindo a análise de parasitas em diferentes estados de desenvolvimento. A coleta em dias consecutivos ou alternados é uma prática comum para garantir a representatividade e precisão na identificação de parasitas.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - Hoffman: Este método é utilizado para a flotação de ovos de helmintos, não sendo adequado para o armazenamento de amostras por vários dias. Ele é mais indicado para análises imediatas.
- C - Baermann-Moraes: Este método é utilizado para o isolamento de larvas de nematóides, especificamente da família Strongyloidea, e não é indicado para a conservação de amostras fecais por vários dias.
- D - Direto a Fresco: Esta técnica é usada para uma análise imediata de amostras, sem qualquer tipo de preservação, sendo inadequada para amostras coletadas em dias consecutivos ou alternados.
Para interpretar questões como esta, é importante focar nas palavras-chave e entender as características principais dos métodos laboratoriais. Cuidado com pegadinhas que podem surgir quando as técnicas são visualmente semelhantes, mas têm aplicações diferentes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
R= b
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo