Para Faleiros (2014), a relação profissional está inserta no...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) CORRETA. Para Faleiros (2014), o “questionamento dos poderes dominantes passa pelo questionamento do poder e do saber profissional".
B) INCORRETA. Para Faleiros (2014), o “estudo do território e da cultura onde atuam os assistentes sociais, com a expressão das relações de desigualdade e de classes, implica pesquisa crítica das condições com dados estatísticos, sistematização de reivindicações e cultura da população, como um ponto crucial para se entender a realidade concreta, torná-la pensada e compartilhada, o que exige a teoria crítica, a análise dialética e a estratégia de forças, com objetivo de efetivar direitos, reduzir riscos e implementar a proteção social de vida".
C) INCORRETA. Para Faleiros (2014), a “consciência de que há direitos do cidadão e dever do Estado se desenvolve na democracia, na mobilização de grupos, organizações, manifestações de rua, eleições, movimentos sociais".
D) INCORRETA. Para Faleiros (2014), a “desigualdade vem se acentuando e se concentrando em mãos de menos pessoas".
E) INCORRETA. Para Faleiros (2014), o “exercício dos direitos é inerente ao exercício da democracia, que supõe mudança das relações de poder, em suas diferentes dimensões: o poder de determinar as formas de trabalho e as formas de relação de gênero, de raça, de adultocentrismo, de opção sexual, articuladas à dominação da riqueza estruturada em classes sociais".
Gabarito do professor: A
Referência Bibliográfica
FALEIROS, Vicente de Paula. O Serviço Social no cotidiano: fios e desafios. Serviço Social e Sociedade, nº 120, dez. 2014.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
https://www.scielo.br/j/sssoc/a/XrdJnS7BXrFDxY4V3mG6yqj/
A
A alternativa correta é a A:
Faleiros (2014) aborda as relações de poder dentro do contexto do trabalho do assistente social, enfatizando que o questionamento das estruturas hegemônicas e dominantes deve ser integrado à reflexão crítica sobre o próprio papel e saber do profissional de Serviço Social. Esse entendimento é coerente com o projeto ético-político da profissão, que busca articular a atuação profissional com uma postura crítica diante das relações de dominação e das desigualdades.
- B: Apesar de destacar a importância do estudo do território e das relações de classe, a formulação de "realidade abstrata" não está adequada ao discurso de Faleiros, que se baseia na análise da realidade concreta.
- C: A consciência sobre direitos de cidadania e deveres do Estado não se desenvolve na monarquia, mas nas transformações democráticas e nos movimentos sociais modernos.
- D: Afirma que a desigualdade está concentrada "em mãos de mais pessoas", o que está incorreto. A desigualdade, conforme abordada por Faleiros, se concentra em um número menor de pessoas e está associada à concentração de renda.
- E: O exercício dos direitos está intrinsecamente ligado ao exercício da democracia, ao contrário do que afirma essa alternativa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo