A oralidade contribuiu de maneira decisiva para impulsionar...
As frases acima estão articuladas com correção em um só período em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O pronome relativo cujo(a), e suas variações no plural, deve ser precedido e sucedido de substantivos. Por isso, a forma usada na alternativa D está incorreta.
Gabarito - E
Além dos erros semânticos, há, também, alguns erros na norma padrão culta, vejam:
a) Contribuiu de maneira decisiva, para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas; a oralidade, à qual quer dizer pré-literatura, que existia apenas devido à voz humana.
→ Crase indevida, tendo em vista que não há nenhum termo regendo a preposição "a".
b) A oralidade, onde contribuiu de maneira decisiva, para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas quer dizer pré-literatura: existia apenas graças à voz humana.
→ O termo "onde" só pode ser usado para retomar lugares fixos. Ex.: Sérgio foi à casa, onde estuda.
c) Existia graças apenas à voz humana a oralidade, à qual contribuiu de maneira decisiva para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas: oralidade quer dizer pré-literatura.
→ Crase indevida, tendo em vista que não há nenhum termo regendo a preposição "a".
d) Contribuindo, de maneira decisiva, para impulsionar a civilização _ da época das pinturas rupestres à viagem dos homens às estrelas, a oralidade quer dizer pré-literatura, cuja existia graças à voz humana apenas.
→ Não cabe vírgula separando um termo do seu complemento nominal.
→ A família dos "cujos" deve, em regra, ficar entre substantivos, não entre verbos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
Alguém pode me dizer se a vírgula logo após o travessão poderia ser suprimida?
Michelle Moraes, existem casos em que a vírgula não pode ser suprimida. Eu errei a questão, mas observando melhor, pelo que eu entendi, antes daquela vírgula posposta ao travessão temos uma oração subordinada adjetiva explicativa, que explica o que é 'oralidade', mas dentro dessa explicação existe outra explicação, sobre pré-literatura, que é isolada por travessões. A vírgula que aparece depois dele isola a oração explicativa de "oralidade", incluindo o próprio travessão.
Acredito que seja isso, mas a vírgula após travessão pode sim ocorrer.
Meu coração gelou diante da vírgula após o travessão... mas nesses casos, melhor rogar pra que as outras tenham erros gritantes. Foi o caso da questão. Leia baixinho na prova... com calma e verá que o travessão sozinho não dá sonoridade a frase. A vírgula logo depois, serviu pra deixar mais elegante.
Desejo a todos que em 2019 as questões menos erradas saltem aos nossos olhos... enchendo-nos de credulidade quanto ao gabarito.
Um abraço bem apertado em todos os concurseiros que estão pensando em desistir... falta pouco pra vitória!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo