Para os principais pensadores da denominada teoria crítica, ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
E) CORRETA. Granemann (2009, p. 9-10) afirma que para Marx, no livro O Capital, o “duplo caráter do trabalho [...] conforme se expresse em valor de uso ou valor de troca, processo este assumido pelas mercadorias, simultânea e constantemente, na produção capitalista: a) valores-de-uso: porquanto terem os objetos utilidades, serem bens com qualidades específicas para satisfação de necessidades de qualquer natureza. b) valores-de-troca: por serem sempre resultados de trabalho diversos somente podem ser igualados se reduzidos todos a uma 'única espécie de trabalho, o trabalho humano abstrato'. Como valores-de-uso, as mercadorias portam as quantidades de energia humana empregadas na sua elaboração e são sempre diferenciadas". Para Miranda (2021, p. 5-6) “o duplo caráter do trabalho representa as várias formas de expressões do trabalho útil. Ao se expressar como valor, o trabalho expressa o valor-de-uso social e a unidade da substância criadora de valor. O caráter homogêneo do trabalho consiste em sua expressão como valor que não deixa de ser a unidade entre trabalho e valor. Ao se expressar como valor, o trabalho revela o seu duplo caráter. Ao exprimir valor, o trabalho exprime seu duplo caráter e sua transformação em substância social homogênea. O trabalho não é apenas gerador de valor-de-uso, ele se expressa como valor. O trabalho não é tão somente gerador de valor-de-uso, ele também se expressa como valor ao produzir socialmente o valor-de-uso. O trabalho se expressa naquilo que produz, e nisso reside seu duplo caráter que torna compreensível o duplo caráter da mercadoria. A natureza dupla do trabalho consiste em criar valores-de-uso e em expressar valor".
Gabarito da professora: C
Referência Bibliográfica
GRANEMANN, Sara. O processo de produção e reprodução social: trabalho e sociabilidade. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, Brasília – DF, 2009.
MIRANDA, Gutemberg. A origem social do valor: valor-de-uso e valor-de-troca numa perspectiva dialética. Revista PRIMORDIUM, Uberlândia, v. 6, nº 12, jul./dez. 2021.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para os principais pensadores da denominada teoria crítica, corrente de pensamento hegemônica no Serviço Social brasileiro, o trabalho tem um duplo caráter como mercadoria, correspondente ao seu valor de uso e valor de troca .
@resumosdoseso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo