Para alguns estudiosos do campo da proteção social brasileir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2023 - UFPA - Assistente Social |
Q2236837 Serviço Social
Para alguns estudiosos do campo da proteção social brasileira, a seguridade social prevista na Constituição Federal de 1988 tem sido objeto de um contínuo e sistemático processo de desmonte marcado, basicamente, por ações em três domínios distintos, porém, articulados. São eles: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As alternativas A, B, D, e E, não correspondem à exposição da autora Ravagnan (2011, p. 60).

C) CORRETA. Conforme a análise de Ravagnan (2011, p. 60), há um “desmonte gradual e permanente da seguridade social brasileira por meio da desconfiguração dos direitos constitucionalmente garantidos; a fragilização dos espaços de participação e controle democrático, com a extinção do Conselho Nacional de Seguridade Social, não articulação e unidade às três políticas; e a via do orçamento, abordada como talvez a mais destrutiva das formas de desmonte. Não transferindo renda do capital para o trabalho, do ponto de vista do financiamento, é considerada de caráter regressivo, sustentando-se nos rendimentos do trabalho, uma vez que é paga majoritariamente com a contribuição dos trabalhadores e empregadores, via folha de salários”.

Gabarito da professora: C

Referência Bibliográfica

RAVAGNANI, Carmem Lúcia Cruz. Serviço Social e Controle Democrático na Política de Seguridade Social Brasileira. Revista Serviço Social e Realidade, Franca, v. 20, nº 1, 2011.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"[...] Sua análise [BOSCHETTI, 2009] define a ocorrência de um desmonte gradual e permanente da seguridade social brasileira por meio da desconfiguração dos direitos constitucionalmente garantidos; a fragilização dos espaços de participação e controle democrático, com a extinção do Conselho Nacional de Seguridade Social, não articulação e unidade às três políticas; e a via do orçamento, abordada como talvez a mais destrutiva das formas de desmonte.

Não transferindo renda do capital para o trabalho, do ponto de vista do financiamento, é considerada de caráter regressivo, sustentando-se nos rendimentos do trabalho, uma vez que é paga majoritariamente com a contribuição dos trabalhadores e empregadores, via folha de salários. Ao passo que as contribuições sociais baseadas no faturamento das empresas e no seu lucro, oneram os consumidores quando transferidas para as mercadorias."

FONTE: SERVIÇO SOCIAL E CONTROLE DEMOCRÁTICO NA POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL BRASILEIRA. Disponível em https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjDtt3Kp_iAAxV8HLkGHTJpDZIQFnoECBMQAQ&url=https%3A%2F%2Fseer.franca.unesp.br%2Findex.php%2FSSR%2Farticle%2Fview%2F2406%2F2125&usg=AOvVaw1ierQBEN0T1RG0Qmqcpj1e&opi=89978449

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo