O suicídio, como fenômeno decorrente de adoecimentos psíqui...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2023 - UFPA - Assistente Social |
Q2236841 Serviço Social
 O suicídio, como fenômeno decorrente de adoecimentos psíquicos no trabalho, é um problema que vem demandando a atenção de diferentes áreas do conhecimento com atuação no âmbito das relações de trabalho. As pesquisas e explicações do campo da psicologia e da psiquiatria são as mais adotadas como referenciais analíticos sobre a matéria. Todavia, para o Serviço Social é igualmente importante dialogar com abordagens do campo da sociologia do trabalho. Para importantes estudiosos desta área, os adoecimentos psíquicos e o suicídio no trabalho estão associados a três fatores. São eles: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

" A origem desses processos de adoecimento tem também como pano de fundo, entre outros, o crescente processo de individualização do trabalho e a ruptura do tecido de solidariedade antes presente entre os trabalhadores. É essa quebra dos laços de solidariedade e, por conseguinte, da capacidade do acionamento das estratégias coletivas de defesa entre os trabalhadores que se encontra na base do aumento dos processos de adoecimento psíquico e de sua expressão mais contundente: o suicídio no local de trabalho (Dejours e Bègue, 2010).

FONTE: ANTUNES; PRAUN. A sociedade dos adoecimentos no trabalho. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 123, p. 407-427, jul./set. 2015. https://www.scielo.br/j/sssoc/a/cbc3JDzDvxTqK6SDTQzJJLP/?format=pdf&lang=pt

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo