Dentro do almoxarifado, a Curva ABC tem seu uso mais específ...
Dentro do almoxarifado, a Curva ABC tem seu uso mais específico para estudos de estoques de acabado, vendas, prioridades de programação da produção, tomada de preços em suprimentos e dimensionamento de estoque. Toda a sua ação tem como fundamento primordial tomar uma decisão e ação rápida que possa levar seu resultado a um grande impacto positivo no resultado da empresa. Considerando que a curva ABC assim é chamada em razão de dividirmos os dados obtidos em três categorias distintas denominadas classes A, B e C, analise as afirmativas a seguir.
I. Itens da Classe A: são os itens de menor importância, embora volumosos em quantidades, mas com valor monetário reduzidíssimo, permitindo maior espaço de tempo para sua análise e tomada de decisão. Deverão ser tratados, somente, após todos os itens das classes B e C terem sido avaliados. Em geral, somente 5% do valor monetário total representa esta classe, porém, mais de 50% dos itens formam sua estrutura (estes valores são orientativos e não são regras).
II. Itens da Classe B: são os itens intermediários e que deverão ser tratados logo após as medidas tomadas sobre os itens da classe A; são os segundos em importância. Os dados aqui classificados correspondem, em média, a 15% do valor monetário total do estoque e, no máximo, 30% dos itens estudados (estes valores são orientativos e não são regra).
III. Itens da Classe C: são os itens mais importantes e que devem receber toda a atenção no primeiro momento do estudo. É nos itens desta classe que tomaremos as primeiras decisões sobre os dados levantados e correlacionados em razão de sua importância monetária. Os dados aqui classificados correspondem, em média, a 80% do valor monetário total e, no máximo, 20% dos itens estudados (estes valores são orientativos e não são regras).
Está correto o que se afirma em
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C
Letra "C"
Curva ABC:
Itens de Classe A: 20% dos itens representam 80% da receita.
Itens de Classe B: 30% dos itens representam 15% da receita.
Itens de Classe C: 50% dos itens representam 5% da receita.
A questão inverteu os conceitos I e III. Sendo os itens de classe A os de maior importância, os itens de calsse B os intermediários e os itens de classe C os de menor importância.
[GABARITO: LETRA C]
A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. (Carvalho, 2002, p. 226). Os itens são classificados como (Carvalho, 2002, p. 227):
✓ de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período;
✓de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período;
✓ de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período.
Os números citados acima podem variar de negócio para negócio, portanto não é uma regra fixa e sim um parâmetro para nortear o seu trabalho.
Os controles a serem aplicados devem ser proporcionais à importância do item:
✓ Item A: alta prioridade. Um controle cerrado, incluindo registros completos e precisos, revisões regulares e frequentes por parte da administração, revisão frequente das previsões de demanda, seguimento minucioso e agilização para reduzir o lead time;
✓ Item B: prioridade média: controles normais com bons registros, atenção regular e processamento normal;
✓ Item C: baixa prioridade: os mais simples controles possíveis – deve-se garantir que os itens sejam suficientes. Nenhum registro ou registros simples: talvez utilizar um sistema de revisão periódica. Fazer pedidos em grandes quantidades e manter um estoque de segurança.
inverteu a I e a III, certinho média intens. intermediário não são críticos como classe A mas tem importância como equipamentos eletrônicos e peças de reposição corresponde a 30 % e 15%utilizado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo