Sobre as Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistr...
Sobre as Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, descritas na RDC nº 67/2007, é correto afirmar que:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
b) É vedado às farmácias com filiais centralizar, em um de seus estabelecimentos, as atividades do controle de qualidade.
Falso, não é VEDADO, e sim, FACULTADO. Ou seja, a farmácia pode optar por centralizar ou não as atividades de controle de qualidade.
5.5. É facultado à farmácia centralizar, em um de seus estabelecimentos, as atividades do controle de qualidade, sem prejuízo dos controles em processo necessários para avaliação das preparações manipuladas
c) É permitida à farmácia, em qualquer situação, a dispensação de medicamentos manipulados em substituição a medicamentos industrializados, sejam de referência, genéricos ou similares.
Falso, NÃO é permitido esse tipo de situação.
5.13. Não é permitida à farmácia a dispensação de medicamentos manipulados em substituição a medicamentos industrializados, sejam de referência, genéricos ou similares.
d) O Certificado de Análise de matéria-prima sujeita a controle especial deve ser arquivado, pelo período de 6 meses após o término do prazo de validade do último produto com ela manipulado.
Falso, o tempo a ser arquivado o Certificado de Análise de matéria-prima sujeita a controle especial é de, no mínimo, 2 ANOS.
7.2.5. Quando se tratar de matéria-prima sujeita a controle especial, o Certificado de Análise deve ser arquivado, pelo período de, no mínimo, 2 (dois) anos após o término do prazo de validade do último produto com ela manipulado.
e) No caso de haver necessidade de continuidade do tratamento, com manipulação do medicamento constante de uma prescrição por mais de uma vez, não há necessidade do prescritor indicar na receita a duração do tratamento, pois fica subentendido que a manipulação do medicamento será repetida.
Falso, o prescritor DEVE indicar na receita a duração do tratamento.
5.17.5. No caso de haver necessidade de continuidade do tratamento, com manipulação do medicamento constante de uma prescrição por mais de uma vez, o prescritor deve indicar na receita a duração do tratamento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo