Em relação ao tecido conjuntivo sanguíneo, marque a opção c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1687120 Biologia
Em relação ao tecido conjuntivo sanguíneo, marque a opção correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é a alternativa E. Vamos entender o porquê e analisar as outras alternativas.

Alternativa E: Além do transporte de nutrientes e remoção de substâncias que as células precisam, outra função do sangue também é a regulação da temperatura do corpo, pois a água, principal constituição do plasma sanguíneo, absorve o calor das regiões mais internas do organismo.

Esta alternativa está correta. O sangue desempenha diversas funções no organismo: transporte de nutrientes e gases, remoção de resíduos metabólicos, regulação da temperatura corporal, e funções imunológicas. A água, que é a principal componente do plasma sanguíneo, possui alta capacidade de absorver e transferir calor, ajudando a manter a temperatura corporal estável.

Alternativa A: Os agranulócitos, cujo núcleo tem forma irregular, ovalada, são representados pelos eosinófilos e basófilos.

Essa alternativa está incorreta. Os eosinófilos e basófilos são tipos de leucócitos granulócitos, não agranulócitos. Os agranulócitos são as células que não possuem grânulos visíveis no citoplasma e incluem os monócitos e linfócitos.

Alternativa B: As células sanguíneas são produzidas pelos tecidos linfoides.

Essa alternativa também está incorreta. As células sanguíneas são produzidas principalmente pela medula óssea, que é um tipo de tecido hematopoiético. Os tecidos linfoides, como os linfonodos e o baço, são importantes para a resposta imunológica, mas não são responsáveis pela produção das células sanguíneas.

Alternativa C: Os leucócitos originam os macrófagos, cuja função principal é participar dos processos inflamatórios.

Esta afirmação contém uma imprecisão. Os macrófagos são derivados dos monócitos, que são um tipo de leucócito. Embora os macrófagos participem dos processos inflamatórios, sua função principal envolve a fagocitose de patógenos e a remoção de células mortas e detritos celulares.

Alternativa D: Os monócitos e os linfócitos são leucócitos pertencentes do grupo dos granulócitos, que tem núcleos com formas irregulares e muitos grânulos.

Essa alternativa está incorreta. Os monócitos e linfócitos são agranulócitos, não granulócitos. Granulócitos, como os neutrófilos, eosinófilos e basófilos, possuem grânulos citoplasmáticos e núcleos lobulados.

Espero que esta explicação tenha ajudado a clarificar o tema e as alternativas da questão. Se precisar de mais alguma coisa, não hesite em perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito E

Os leucócitos são divididos em:

Granulócitos:

  • Neutrófilo: Fagocitose
  • eosinófilo: Reações parasitárias
  • basófilo: Libera histamina e heparina

Agranulócitos:

  • Linfócitos: B e T
  • monócitos: Atravessam as paredes dos vasos por diapedese e passam a ser chamados de macrófagos.

Porque a letra C ta errada?

Não Entendi remoção das substâncias que as células precisam ???

letra c está errada devido; O macrófago é uma célula derivada do monócito, um tipo de linfócito produzido na medula óssea através da diferenciação de células-tronco hematopoéticas através de um processo conhecido como hematopoese.

O sangue é um tecido conjuntivo líquido, que consiste em células circundadas por uma matriz extracelular líquida. A matriz extracelular é denominada plasma sanguíneo e mantém em suspensão várias células e fragmentos celulares. O líquido intersticial é o líquido que banha as células do corpo e que é constantemente renovado pelo sangue. O sangue transporta oxigênio proveniente dos pulmões e nutrientes provenientes do canal alimentar, que se difundem do sangue para o líquido intersticial e, em seguida, para as células do corpo. O dióxido de carbono e outras escórias metabólicas movem-se no sentido inverso, das células do corpo para o líquido intersticial e, em seguida, para o sangue. O sangue transporta, então, os resíduos metabólicos para vários órgãos – os pulmões, os rins e a pele – que são responsáveis pela sua eliminação do corpo.

Fonte: Tortora, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. 16 ed. 2023

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo