Método que resulta num projeto que interliga objetos de dado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q113153 Engenharia de Software
Método que resulta num projeto que interliga objetos de dados (itens de dados) e operações de processamento de uma forma que modulariza a informação e o processamento, e não só o processamento:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - orientação a objeto.

A orientação a objetos é um paradigma de análise, design e programação de software que se baseia na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. Os objetos são instâncias de classes, que por sua vez são modelos ou blueprints que definem os atributos (itens de dados) e métodos (operações de processamento) necessários para criar objetos específicos.

Na orientação a objetos, a modularização é um conceito chave: ela permite que dados e métodos relacionados sejam agrupados em objetos. Isso não apenas organiza o processamento de informações, mas também os próprios dados, garantindo que cada objeto seja uma unidade autônoma com suas próprias responsabilidades. A herança, o encapsulamento e o polimorfismo são outros princípios fundamentais que suportam o design orientado a objetos, proporcionando reuso, segurança e flexibilidade ao código.

Por que a alternativa D é a correta? Justamente porque descreve a essência da orientação a objetos, que é a ideia de vincular dados (atributos) e procedimentos (métodos) em uma estrutura modular - os objetos. Isso contrasta com outros paradigmas de programação, onde, por exemplo, a análise estruturada pode focar mais na funcionalidade e no processamento dos dados do que na sua estrutura de dados e nas operações como um todo coeso.

As outras alternativas, como análise essencial (A) e análise estruturada (B), referem-se a métodos diferentes de análise de sistemas que não se concentram especificamente na orientação a objetos. O diagrama de contexto (C) é uma ferramenta usada em análise de sistemas para representar a interação do sistema com agentes externos, sem se ater à modularização de dados e processos. O modelo funcional (E) é uma representação do sistema que mostra os processos e o fluxo de informações, novamente sem a modularização característica da orientação a objetos.

Entender a orientação a objetos é fundamental para a Engenharia de Software moderna, pois este paradigma está na base de muitas linguagens de programação populares e sistemas atuais. A capacidade de modularizar e encapsular informações e comportamentos em objetos torna o software mais fácil de entender, desenvolver, testar e manter.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo