As disfonias de origem ocupacional constituem as alterações ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q195579 Segurança e Saúde no Trabalho
As disfonias de origem ocupacional constituem as alterações da voz, tanto em seu uso intrinsecamente profissional, quanto em qualquer uso ocupacional. Podem ser classificadas em

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - funcionais, organofuncionais e orgânicas.

As disfonias ocupacionais referem-se a problemas na voz que surgem devido ao uso profissional ou ocupacional da mesma. Esses problemas podem ser ocasionados por diferentes fatores que afetam a qualidade vocal, sendo essenciais para profissionais que dependem da voz, como professores, cantores e operadores de telemarketing.

A classificação das disfonias em funcionais, organofuncionais e orgânicas (alternativa A) cobre amplamente as causas e manifestações que podem ocorrer:

Funcionais: São causadas por mau uso ou uso excessivo da voz, sem alterações físicas detectáveis nas cordas vocais.

Organofuncionais: Envolvem alterações funcionais que com o tempo levam a modificações físicas nas estruturas das cordas vocais. Exemplos incluem nódulos e pólipos que podem se desenvolver em resposta ao estresse vocal repetitivo.

Orgânicas: Decorrentes de alterações físicas ou patológicas nas estruturas envolvidas na produção vocal, como lesões causadas por doença ou trauma.

Alternativas Incorretas:

B - primárias e secundárias: Esta classificação não aborda de forma abrangente as disfonias ocupacionais, perdendo a especificidade em relação às alterações funcionais e estruturais.

C - psicogênicas e orgânicas e E - psicogênicas: Embora as disfonias psicogênicas sejam causadas por fatores emocionais, essa classificação é muito restritiva e não abarca a amplitude das disfonias ocupacionais.

D - primárias, secundárias e psicogênicas: Apesar de incluir as psicogênicas, ainda não contempla adequadamente as disfonias funcionais e organofuncionais, que são fundamentais na prática ocupacional.

Compreender essas classificações é fundamental para a identificação e intervenção adequadas em casos de disfonias ocupacionais, garantindo melhor qualidade de vida e eficiência no trabalho para os profissionais afetados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo