Paciente internado com COVID-19, em UTI, está fazendo uso de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1717478 Farmácia
Paciente internado com COVID-19, em UTI, está fazendo uso de 100 mg de Midazolam, na dispensação não havia ampolas de 50 mg (10 ml), sendo dispensado 20 ampolas de 15 mg (3 ml). O total administrado ao paciente fora 300 mg, o que causou efeitos tóxicos. Para reverter o quadro, o médico solicitou à farmácia um antagonista competitivo dos receptores benzodiazepínicos, sendo a melhor escolha:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A resposta correta para a questão é a alternativa B - Flumazenil.

Vamos entender por que o Flumazenil é a escolha correta e explorar as razões para as outras alternativas estarem incorretas.

O tema central da questão envolve a intoxicação por benzodiazepínicos, especificamente pelo uso excessivo de Midazolam, um medicamento comumente utilizado para sedação. Na farmacologia, ao ocorrer uma intoxicação por benzodiazepínicos, o tratamento envolve o uso de um antagonista específico para reverter os efeitos sedativos e tóxicos.

Flumazenil é um antagonista competitivo dos receptores benzodiazepínicos. Ele atua bloqueando os efeitos dos benzodiazepínicos no sistema nervoso central, revertendo os sintomas de sedação e intoxicação. Por isso, é o medicamento de escolha para situações como a descrita na questão.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

  • A - Naloxona: Embora seja um antagonista, a Naloxona é específica para opioides, como morfina e heroína. Ela não tem efeito sobre benzodiazepínicos e, portanto, não seria eficaz no caso apresentado.
  • C - Diazepam: Este é, na verdade, um benzodiazepínico. Usá-lo em um caso de intoxicação por benzodiazepínicos como o Midazolam apenas agravaria a situação, aumentando a sedação e os efeitos tóxicos.
  • D - Fentanil: Fentanil é um poderoso opioide analgésico, não relacionado ao tratamento de intoxicação por benzodiazepínicos. Assim como o Diazepam, seu uso seria inadequado e potencialmente perigoso no contexto da questão.

Conhecer os mecanismos de ação e a especificidade dos antagonistas é essencial para profissionais de saúde, especialmente em situações críticas como a descrita. A escolha correta do antídoto pode ser decisiva para reverter uma overdose e prevenir complicações graves.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Flumazenil: antagonista de Benzodiazepínicos

Naloxona: antagonista de opioides.

Flumazenil, o ÚNICO antagonista da classe dos benzodiazepínicos! :)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo