A pontuação é primordial em um texto por contribuir com a or...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2014 - IF-MT - Economista |
Q841388 Português

      Falar de leite já foi bem mais simples. Por muito tempo o consumo do produto foi ponto passivo na nutrição. Atualmente é tema polêmico. Cientistas e médicos questionam as benesses desse hábito entranhado. O debate é acirrado, principalmente, por envolver os interesses de um mercado global e por afetar paixões gastronômicas. Se a discussão girasse em torno da alface, os ânimos não se exaltariam da mesma forma. Deixar de comer alface seria um alívio para muita gente. Já abrir mão de queijos, iogurtes, sorvetes ou leite – seja de vaca, cabra, búfala ou ovelha – beira o sacrifício.

      O consumo do leite surgiu há dez mil anos, no período Neolítico, quando a espécie humana deixou de ser nômade e se fixou na terra, desenvolvendo a agricultura e a criação de animais para conquistar segurança alimentar. Desde então, o leite materno passou a ser substituído, já nos primeiros meses de vida, pelo de outros mamíferos. [...]

      Poinsignon, médico e pesquisador francês, apresenta uma longa lista de doenças respiratórias, osteoarticulares, digestivas, autoimunes e cutâneas, derivadas do consumo do leite animal. Para o estudioso, o único leite adequado à espécie humana é o materno, e nenhum mamífero adulto consome o leite de sua mãe. A tese de Poinsignon é simples: somos vítimas das indústrias alimentícia e farmacêutica e da propaganda. Você quer curar ou prevenir doenças? Mude de dieta.

      [...]

                                             (MESQUITA, R.V. Difícil de engolir. Revista Planeta, março de 2014.) 

A pontuação é primordial em um texto por contribuir com a organização, com a demarcação de unidades e sinalização de limites da estrutura sintática. Sobre o uso de sinais de pontuação, analise as afirmativas.


I - Em Já abrir mão de queijos, iogurtes, sorvetes ou leite – seja de vaca, cabra, búfala ou ovelha – beira o sacrifício., os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas, com a mesma função.

II - No trecho Desde então, o leite materno passou a ser substituído, a presença da vírgula serve para isolar uma expressão temporal fora de sua posição canônica na língua portuguesa.

III - Em A tese de Poinsignon é simples: somos vítimas das indústrias alimentícia e farmacêutica, os dois pontos introduzem a tese referida anteriormente.

IV - Em Poinsignon, médico e pesquisador francês, apresenta uma longa lista de doenças respiratórias, as vírgulas foram usadas para destacar o vocativo.


Está correto o que se afirma em

Alternativas