Xavier (2013) propõe, a partir dos estudos de Klima e Bellug...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - avisar, beijar, chamar, sair.
Para entender por que essa é a resposta certa, precisamos explorar o conceito de número de mãos como um parâmetro sublexical na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Segundo o estudo mencionado por Xavier (2013) e baseado em Klima e Bellugi (1979), a duplicação do número de mãos ao executar um sinal em Libras pode indicar, entre outros aspectos, a pluralidade. Em outras palavras, o uso das duas mãos ao realizar um sinal pode dar a ideia de quantidade, intensidade ou repetição.
No caso da alternativa D, todos os sinais mencionados - avisar, beijar, chamar, sair - podem ser representados com movimentos que utilizam a duplicação de mãos, sugerindo pluralidade ou intensidade em seus contextos de uso.
Agora, analisando as alternativas incorretas:
- A - entender, fazer, ignorar, ter: Esses sinais geralmente não utilizam a duplicação de mãos para indicar pluralidade ou outras características sublexicais.
- B - acusar, pedir, trabalhar, ir: Também não costumam usar a duplicação de mãos com o significado de pluralidade, conforme a definição dos autores citados.
- C - gostar, conversar, colar, ouvir: Embora alguns possam ocasionalmente ser realizados com duas mãos, não o fazem para indicar pluralidade especificamente.
- E - namorar, abandonar, sorrir, imaginar: Estes sinais não são tipicamente associados à duplicação de mãos com o propósito discutido.
É crucial para quem está estudando Libras entender que os parâmetros sublexicais, como o número de mãos, são fundamentais para a gramática e semântica da língua. Eles oferecem nuances que enriquecem a comunicação e são essenciais para uma compreensão aprofundada dessa linguagem visual e espacial.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo