Considere as afirmativas abaixo sobre automação de unidades ...
I. O sistema de gerenciamento de bibliotecas empregado pela Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral é o Pergamum.
II. Um documento é cadastrado no sistema no momento de sua aquisição, e essa informação é utilizada ou alterada de acordo com a sua trajetória na biblioteca. Essa operação é possível em sistemas integrados de automação.
III. A qualidade de um sistema automatizado está relacionada aos requisitos funcionais que oferece. Os requisitos relacionados à tecnologia incluem, entre outros, a capacidade de atualização dos dados em tempo real, a elaboração de estatísticas com geração automática de gráficos e o acesso simultâneo de usuários às bases de dados.
IV. Um registro MARC é composto pela estrutura do registro e pelo conteúdo do registro. O conteúdo do registro é definido por padrões externos ao formato, como ISBD, AACR2 e LCSH.
V. Os padrões para descrição de documentos e intercâmbio de dados facilitam a automação e aumentam o custo-benefício dos processos automatizados, sobretudo quando se pensa em redes de bibliotecas. Atualmente, dois padrões são de grande importância para a automação de unidades de informação: o padrão MARC e o protocolo Z39.50.
Está correto o que se afirma APENAS em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - II, III e V.
Vamos analisar cada afirmativa para entender por que a alternativa E é a correta:
I. O sistema de gerenciamento de bibliotecas mencionado é o Pergamum, utilizado por muitas bibliotecas no Brasil. Embora o Pergamum seja amplamente conhecido, a questão especifica que ele é usado pela "Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral". Na prática, sistemas como Pergamum podem variar de acordo com a instituição, e não é garantido que todas utilizem especificamente esse sistema. Portanto, esta afirmativa não pode ser considerada correta sem dúvida.
II. A afirmativa está correta ao descrever que em um sistema integrado de automação, um documento é cadastrado no momento de sua aquisição e pode ter suas informações atualizadas ao longo de sua trajetória na biblioteca. Isso é uma característica comum em sistemas integrados, que permitem a gestão do ciclo de vida completo dos documentos.
III. Esta afirmativa discute a qualidade de um sistema automatizado relacionada aos seus requisitos funcionais, incluindo atualização de dados em tempo real, geração de estatísticas e acesso simultâneo. Esses são, de fato, elementos críticos para a eficiência e a funcionalidade de um sistema de automação em bibliotecas, tornando a afirmativa correta.
IV. A afirmativa sobre o registro MARC está correta em parte, pois o MARC é realmente composto pela estrutura do registro e conteúdo definido por padrões externos. No entanto, a questão pode causar confusão sobre a relação dos padrões mencionados (ISBD, AACR2, LCSH) com o MARC, que são mais relacionados à catalogação do que ao conteúdo do registro em si. Isso torna a afirmativa duvidosa.
V. Os padrões MARC e o protocolo Z39.50 são fundamentais para a automação de bibliotecas. O MARC facilita a troca de registros bibliográficos entre sistemas, enquanto o Z39.50 permite a comunicação e a busca em bases de dados remotas. Ambas tecnologias são essenciais para a automação e a interoperabilidade entre bibliotecas, confirmando a afirmativa como correta.
Com base nas análises, as afirmativas II, III e V estão corretas, justificando a escolha da alternativa E como a correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cabeçalhos do Assunto da Biblioteca do Congresso-
Títulos de Assunto da Biblioteca do Congresso (LCSH) tem sido ativamente mantida desde 1898 para catalogar materiais mantidos na Biblioteca do Congresso. Em virtude da catalogação cooperativa, outras bibliotecas ao redor dos Estados Unidos também usam LCSH para fornecer acesso de sujeito a suas coleções. Além disso LCSH é usado internacionalmente, muitas vezes em tradução. O LCSH neste serviço inclui todos os cabeçalhos de assunto da Biblioteca do Congresso, subdivisões flutuantes (tópica e forma), títulos de gênero / forma, cabeçalhos de crianças e cadeias de validação * para as quais foram criados registros de autoridade. O conteúdo inclui alguns títulos de nome (pessoal e corporativo), como William Shakespeare, Jesus Cristo e Universidade de Harvard, e títulos geográficos que são adicionados ao LCSH como eles são necessários para estabelecer subdivisões, fornecer um padrão para a prática de subdivisão, ou fornecer Estrutura de referência para outros termos. Este conteúdo é expandido para além da edição de impressão do LCSH (os "livros vermelhos") com inclusão de cadeias de validação.
* Cadeias de validação: Alguns registros de autoridade são para títulos que foram criados adicionando subdivisões. Esses registros são o resultado de um projeto em andamento para criar programaticamente registros de autoridade para seqüências de assunto válidas de cadeias de cabeçalho de assunto encontradas em registros bibliográficos. Os registros de autoridade para essas seqüências de objeto foram criados para que toda a seqüência de caracteres poderia ser validada por máquina.As cordas não têm termos mais amplos, mais estreitos ou relacionados.
Fonte: http://id.loc.gov/authorities/subjects.html
LETRA E
I. O sistema de gerenciamento de bibliotecas empregado pela Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral é o Pergamum. ERRADA
Não encontrei essa informação, mas daria para eliminar sabendo que a IV está errada.
II. Um documento é cadastrado no sistema no momento de sua aquisição, e essa informação é utilizada ou alterada de acordo com a sua trajetória na biblioteca. Essa operação é possível em sistemas integrados de automação. CERTA
Os sistemas para a automação de bibliotecas são conhecidos como Sistemas Integrados para Bibliotecas. Esta definição se deve à sua concepção: as principais funções de uma biblioteca são integradas num mesmo sistema, interagindo com um único banco de dados bibliográficos. Exemplificando, um material é cadastrado no sistema no momento de sua aquisição e esta informação vai sendo utilizada/alterada de acordo com sua trajetória na biblioteca.
AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE SOFTWARE PARA AUTOMAÇÃO DE CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECAS - Luiz Carlos Marasco e Raquel Mattes
III. A qualidade de um sistema automatizado está relacionada aos requisitos funcionais que oferece. Os requisitos relacionados à tecnologia incluem, entre outros, a capacidade de atualização dos dados em tempo real, a elaboração de estatísticas com geração automática de gráficos e o acesso simultâneo de usuários às bases de dados. CERTA
?
IV. Um registro MARC é composto pela estrutura do registro e pelo conteúdo do registro. O conteúdo do registro é definido por padrões externos ao formato, como ISBD, AACR2 e LCSH. ERRADA
Um registro MARC é composto por três elementos: estrutura, indicação do conteúdo e conteúdo propriamente dito. O conteúdo do registro é definido por padrões externos ao formato, como ISBD, AACR2 e LCSH.
V. Os padrões para descrição de documentos e intercâmbio de dados facilitam a automação e aumentam o custo-benefício dos processos automatizados, sobretudo quando se pensa em redes de bibliotecas. Atualmente, dois padrões são de grande importância para a automação de unidades de informação: o padrão MARC e o protocolo Z39.50. CERTA
Os padrões facilitam a automação e aumentam o custo-benefício dos processos automatizados. De acordo com Buckland (1992), dois padrões são de grande importância para a automação de bibliotecas. O primeiro deles é o formato MARC, que torna os dados bibliográficos legíveis por computador, possibilitando seu compartilhamento por meio de diferentes sistemas (Furrie, 2000). O segundo padrão é o protocolo de pesquisa e recuperação de informações Z39.50, que permite, por exemplo, acessar simultaneamente os catálogos da biblioteca local e das maiores bibliotecas do mundo a partir da mesma interface.
Proposta de um método para escolha de software de automação de bibliotecas - Lígia Café - 2001
I- Errada
A Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (Reje) foi criada com o objetivo de interligar todas as bibliotecas eleitorais. A rede integra, em uma única base de dados, informações referentes aos acervos de todas as bibliotecas da Justiça Eleitoral. É composta pela biblioteca do TSE, que a gerencia, e pelas bibliotecas de todos os tribunais regionais eleitorais, somando ao todo 28 bibliotecas.
Entre os objetivos da Reje estão a padronização de procedimentos e o aperfeiçoamento dos registros bibliográficos já existentes. Espera-se que a Reje se torne referência nacional como rede de bibliotecas, bem como em bibliografia de Direito Eleitoral.
Fonte: http://www.tse.jus.br/o-tse/cultura-e-historia/biblioteca/reje/rede-de-bibliotecas-da-justica-eleitoral-reje
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo