No sexto parágrafo, ao fazer uso da expressão adverbial “às...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969398 Português
Texto

 Uma câmera na mão e uma pergunta na cabeça: “Como seria a vida dos cães de moradores de rua?” Foi assim que o inquieto e curioso fotógrafo Edu Leporo, de São Paulo, especialista em retratos de animais em estúdio, iniciou sua nova jornada rumo à solidariedade.
   Voltando de um trabalho, encontrou uma família de moradores de rua com três cães. Abordou-os e, no fim dos breves cliques, descobriu que o casal estava indo para a avenida Paulista. “Vão fazer o que lá?”, perguntou Leporo. “Vamos ao McDonald’s. Nossos cachorros gostam do sorvete de lá”, contou a dupla, que dividia o pouco que arrecadava com a venda de latinhas de alumínio com os seus bichinhos.
   Era 2012 e aquela experiência nunca mais sairia da memória do fotógrafo. Tanto que a descoberta deste universo de afeto e respeito tornou-se combustível para o Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC), projeto que nasceu oficialmente em 2015, também na capital paulista.
  Uma foto daquela dupla com seus cães foi publicada nas redes sociais de Leporo, gerando imenso interesse e comoção. O fotógrafo notou que, além de elogiar a beleza do clique, havia quem quisesse saber mais sobre os bastidores daquela imagem.
  Era isso! Para dar visibilidade àquelas pessoas e a seus cães, alvos de inúmeros preconceitos, era preciso narrar as suas histórias. E foi assim, de clique em clique, que Leporo observou que, onde falta, por vezes comida e cobertor, transbordam amor e companheirismo.
   “Um cachorro é, às vezes, o único vínculo que o morador de rua consegue ter com a sociedade. É com ele que tem amor, carinho e respeito”, afirma o fotógrafo, que já se deparou com histórias como a de seu José, morador da praça João Mendes, na região central de São Paulo, que viveu mais de 45 anos nas ruas, 14 deles ao lado do pequeno Duque. [...] 


(Revista Ocas, edição nº119, 2019) 
No sexto parágrafo, ao fazer uso da expressão adverbial “às vezes”, o enunciado:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Com vírgulas: restringe o sentido;

Sem vírgulas: generaliza o sentido.

Gabarito: letra B.

Comentário: Observe-se que o trecho original, sem a expressão “às vezes”, se apresentaria desta maneira: “Um cachorr0 é o único vínculo que o morador de rua consegue ter com a sociedade”. Veja-se que aí se tem uma afirmação generalizada mediante a qual se concluiria que todos os moradores de rua só conseguem se vincular à sociedade mediante o auxílio de um cachorr0. A inserção do termo “às vezes” resulta em ressalva que relativiza tal afirmação, ou seja, não é sempre, é “às vezes” que tal fato ocorre.

Acrescente-se que a expressão “às vezes” apresenta uma informação aberta e imprecisa, visto que ela não permite afirmar a quantidade das vezes a que se refere. Além disso, tal expressão não traduz exagero. Disso decorre a incorreção dos itens A, C e D.

Fonte: prof. Gustavo Silva no site do gran.

Obs: aparentemente, o QC não permite escrever a palavra "cachorr0" corretamente.

Gabarito: letra B.

Para critérios comparativos, observe:

  • Às vezes, eu estudo todos os dias da semana: Há uma relatividade no sentido da afirmação, impedindo a generalização, pois o termos "às vezes" permite a inferência de que nem sempre isso acontece.

A forma como colocam o texto no aplicativo não dá pra identificar/vizualizar o 6° parágrafo.

Às vezes, não é sempre, é às vezes, de vez em quando que eu gosto de ir à praia. Não é sempre que eu vou, por isso você não pode afirmar que ''eu vou vou sempre à praia'', não generaliza.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo