No sexto parágrafo, ao fazer uso da expressão adverbial “às...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Com vírgulas: restringe o sentido;
Sem vírgulas: generaliza o sentido.
Gabarito: letra B.
Comentário: Observe-se que o trecho original, sem a expressão “às vezes”, se apresentaria desta maneira: “Um cachorr0 é o único vínculo que o morador de rua consegue ter com a sociedade”. Veja-se que aí se tem uma afirmação generalizada mediante a qual se concluiria que todos os moradores de rua só conseguem se vincular à sociedade mediante o auxílio de um cachorr0. A inserção do termo “às vezes” resulta em ressalva que relativiza tal afirmação, ou seja, não é sempre, é “às vezes” que tal fato ocorre.
Acrescente-se que a expressão “às vezes” apresenta uma informação aberta e imprecisa, visto que ela não permite afirmar a quantidade das vezes a que se refere. Além disso, tal expressão não traduz exagero. Disso decorre a incorreção dos itens A, C e D.
Fonte: prof. Gustavo Silva no site do gran.
Obs: aparentemente, o QC não permite escrever a palavra "cachorr0" corretamente.
Gabarito: letra B.
Para critérios comparativos, observe:
- Às vezes, eu estudo todos os dias da semana: Há uma relatividade no sentido da afirmação, impedindo a generalização, pois o termos "às vezes" permite a inferência de que nem sempre isso acontece.
A forma como colocam o texto no aplicativo não dá pra identificar/vizualizar o 6° parágrafo.
Às vezes, não é sempre, é às vezes, de vez em quando que eu gosto de ir à praia. Não é sempre que eu vou, por isso você não pode afirmar que ''eu vou vou sempre à praia'', não generaliza.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo