A estatística de acidentes, causas e consequências consiste...
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a denominação do tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - Taxa de gravidade. Vamos entender o porquê.
Na área de Segurança e Saúde no Trabalho, a taxa de gravidade é um indicador importante que mede o impacto dos acidentes de trabalho em termos de tempo perdido. Especificamente, ela calcula o tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco em um determinado período. Essa medida é essencial para entender a severidade dos acidentes e o impacto que têm sobre a produtividade e saúde dos trabalhadores.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Taxa de frequência de acidentes com lesão com afastamento: Esta taxa mede a frequência com que ocorrem acidentes que resultam em lesão com afastamento do trabalho, mas não considera a gravidade ou o tempo computado, apenas a ocorrência.
B - Taxa de frequência de acidentes com lesão sem afastamento: Similar à alternativa anterior, esta taxa mede a frequência de acidentes que resultam em lesão sem afastamento, sem considerar o impacto em termos de tempo perdido.
C - Tempo computado médio: Este conceito não se refere a uma medida padrão em Segurança e Saúde no Trabalho para avaliar acidentes, pois não está associado a estatísticas de exposição ao risco.
D - Tempo debitado total: Embora pareça relacionado ao cálculo de tempo, não é uma medida usada para expressar a gravidade ou frequência de acidentes em termos de horas-homem expostas ao risco.
Portanto, a alternativa que realmente representa o conceito de tempo computado por milhão de horas-homem é a taxa de gravidade, pois é ela que leva em consideração o tempo perdido devido a acidentes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa correta: Letra E - Taxa de gravidade
NBR 14280 - Comunicação de Acidente de Trabalho:
"NBR 14280. 2.14 taxa de gravidade: Tempo computado [...] por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período."
- Cálculo da Taxa de Gravidade: TG = Tempo Computado X 1.000.000 / HHT
- Tempo Computado = nº. de dias de dias perdidos + dias debitados.
- Dias perdidos: Dias corridos de afastamento do trabalho em virtude de lesão pessoal, excetuados o dia do acidente e o dia da volta ao trabalho.
- Dias debitados: Dias que se debitam, por incapacidade permanente ou morte, para o cálculo do tempo computado.
- HHT representa as horas-homem de exposição ao risco.
Aprofundando as demais alternativas:
a) Taxa de frequência de acidentes com lesão com afastamento
"NBR 14280. 2.12 taxa de freqüência de acidentados com lesão com afastamento: Número de acidentados com lesão com afastamento por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período."
- Cálculo - TFa = nº. acidentados com lesão com afastamento X 1.000.000 / HHT.
b) Taxa de frequência de acidentes com lesão sem afastamento
"NBR 14280. 2.13 taxa de freqüência de acidentados com lesão sem afastamento: Número de acidentados com lesão sem afastamento por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período."
- Cálculo - TFsa = nº. acidentados com lesão sem afastamento X 1.000.000 / HHT
- "O cálculo deve ser feito da mesma forma que para os acidentados vítimas de lesão com afastamento, devendo ser o resultado apresentado, obrigatoriamente, em separado.
- O registro do número de acidentados vítimas de lesão sem afastamento é de grande importância como elemento informativo do grau de risco e da qualidade dos serviços de prevenção, permitindo, inclusive, pesquisar a variação da relação existente entre acidentados com afastamento e sem afastamento."
c) Tempo computado médio
"NBR 142803. 6.3.3 Tempo computado médio: Resultado da divisão do tempo computado pelo número de acidentados correspondente."
- Cálculo - TCM = Tempo Computado / Número de acidentados correspondente
- Tempo Computado = Tempo contado em "dias perdidos, pelos acidentados, com incapacidade temporária total" mais os "dias debitados pelos acidentados vítimas de morte ou incapacidade permanente, total ou parcial".
d) Tempo debitado total
Não existe a terminologia "tempo debitado total" na norma, porém poder-se-ia inferir que se trata do total dos dias debitados, onde:
- Dias debitados = Dias que se debitam, por incapacidade permanente ou morte, para o cálculo do tempo computado.
"NBR 14280. 2.14 taxa de gravidade: Tempo computado [...] por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo