Sobre o Texto, é INCORRETO afirmar que:
"Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição no enfrentamento da fraude e da corrupção", diz o estudo do TCU.
Os auditores verificaram, no entanto, que a ANM não possui estrutura adequada para detectar desvios cometidos por servidores e colaboradores. "Os critérios de avaliação de riscos institucionais e de fraude e corrupção não estão definidos, e não há controles proativos de detecção de transações incomuns", diz o relatório.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) " E o setor de mineração [...] corresponde a 17% do nosso PIB e que faturou US$ 32 bilhões em 2017. "
b) " Para determinar o risco de exposição a irregularidades, os auditores consideraram um modelo acadêmico chamado Triângulo da Fraude de Donald Cressey, usado em estudos do Banco Mundial e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). [...] Para calcular essa predisposição dos órgãos federais, o TCU analisou cinco fatores: [...]; gestão da ética [...]"
c) "Os auditores verificaram, no entanto, que a ANM não possui estrutura adequada para detectar desvios cometidos por servidores e colaboradores. "
"Mas, para Uriel Papa, a ausência de mecanismos de combate à corrupção, aliada à estrutura precária da ANM, colocam em xeque a credibilidade do órgão.
"Quando consideramos todas essas questões, como confiar no resultado do trabalho de fiscalização feito pela agência?", questiona."
d) "O estudo mostra que a ANM não tem controles dentro da própria instituição capazes de prevenir e detectar casos de fraude e corrupção. Não significa que tem corrupção, mas sim que ela se expõe mais ao risco", afirmou.
GABARITO: LETRA D
" fonte da corrupção na Agência Nacional de Mineração (ANM) é produzida pelos partidos políticos que se encontram no poder executivo federal." Contrário ao trecho em destaque na letra D, também não foi mencionado os partidos políticos.
Tamanho de texto, da até preguiça
A letra D está totalmente incorreta vamos analisar o porquê disso:
"A fonte da corrupção na Agência Nacional de Mineração (ANM) é produzida pelos partidos políticos que se encontram no poder executivo federal."
Primeiro que o texto não afirma que há corrupção na ANM, mas sim apresenta dados que deixam o sistema mais vulnerável à corrupção, mas confirmá-la não é possível.
Segundo que o texto não aponta responsáveis tampouco do poder executivo federal.
A alternativa D é incorreta.
O texto não menciona que a fonte da corrupção na Agência Nacional de Mineração (ANM) é produzida pelos partidos políticos no poder executivo federal. O foco do texto está nas falhas internas da própria ANM, como a falta de controles internos adequados, ausência de um código de ética próprio, e a estrutura precária da agência, o que a torna vulnerável à corrupção. O problema é mais relacionado à gestão da ANM e aos mecanismos deficientes de prevenção e combate à fraude e corrupção, não à interferência política partidária.
As demais alternativas estão corretas, conforme o texto:
Alternativa A: Está correta, pois o texto menciona que o setor de mineração corresponde a 17% do PIB brasileiro, o que coloca o Brasil entre os maiores exportadores de minérios.
Alternativa B: Está correta, pois o TCU destaca a ética como um item essencial para prevenir irregularidades e fraudes.
Alternativa C: Está correta, pois o texto descreve que falta de recursos e servidores dificulta a fiscalização, além de a ANM depender de laudos feitos pelas próprias mineradoras.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo