Considerando esse contexto, julgue o item subsequente. Pelo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1902037 Economia
Boa parte das análises de impacto de políticas públicas envolve o que se chama análise contrafactual, ou seja, tenta-se responder à pergunta “o que aconteceria se a política não fosse implementada?”. Outra parte consiste em comparar o comportamento de determinada variável de interesse antes e depois de certo ponto de referência no tempo, geralmente o ponto em que a política foi iniciada ou passou a ter efeitos mensuráveis. A econometria, então, passou a usar novos métodos, que vão além da pura análise de regressões lineares, apesar de ainda fazerem uso delas quando necessário. Dois desses métodos, com uso bastante extenso em publicações mais recentes, são a análise de descontinuidade na regressão (regression discontinuity design, ou RDD) e o método do controle sintético. Suponha, por exemplo, que se deseje analisar a efetividade da reforma tributária sobre o uso de combustíveis na geração de energia na Finlândia em 2011. Pode-se pensar o que ocorreria se a Finlândia não tivesse realizado a reforma tributária, por um lado, e também qual foi a mudança no consumo dos diversos combustíveis usados para a geração de energia, comparando-se o comportamento desse uso antes e depois de 2011.

Considerando esse contexto, julgue o item subsequente. 


Pelo método do controle sintético, verifica-se como o consumo dos diversos combustíveis se comportaria na “Finlândia sintética” nos anos após 2011, sem a reforma tributária em questão, usando os mesmos países e respectivos pesos encontrados na construção da “Finlândia sintética” para calcular esse consumo contrafactual. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre o método do controle sintético (synthetic control), tema de Econometria aplicado à Análise de Políticas Públicas. Vamos analisar a proposição:

"Pelo método do controle sintético, verifica-se como o consumo dos diversos combustíveis se comportaria na “Finlândia sintética” nos anos após 2011, sem a reforma tributária em questão, usando os mesmos países e respectivos pesos encontrados na construção da “Finlândia sintética” para calcular esse consumo contrafactual."

O método do controle sintético divide a análise na unidade tratada (Finlândia) e as unidades não tratadas (unidade sintética ou "Finlândia sintética"), para que a comparação seja feita no momento posterior à reforma tributária, é preciso que, no momento anterior, a unidade sintética ("Finlândia sintética") se aproxime o máximo possível da unidade tratada (Finlândia) nas variáveis de interesse.

Como no método do controle sintético, ao contrário do Diferença em Diferenças (DD), são consideradas diversas unidades não tratadas para se construir a unidade sintética, é preciso fazer uma média ponderada dessas unidades não tratadas de forma que o resultado se aproxime ao máximo do da Finlândia antes da reforma.

Especificamente em relação ao enunciado, percebe-se que a resposta se encontra no próprio texto introdutório da banca como no trecho "...e também qual foi a mudança no consumo dos diversos combustíveis usados para a geração de energia, comparando-se o comportamento desse uso antes e depois de 2011."

Dessa forma, será possível comparar o consumo dos diversos combustíveis, após 2011, na Finlândia (que passou pela reforma tributária) e na "Finlândia sintética" (que não passou pela reforma tributária). A construção da "Finlândia sintética" é feita pela média ponderada de países semelhantes à Finlândia antes de 2011.

GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo

O método de controle sintético é um dos métodos utilizados em inferência causal. Essa área da estatística procura desenvolver métodos que possam reproduzir, ou chegar o mais próximo possível, inferência estatística de causalidade em dados observacionais. Este método em específico pode ser utilizado quando se existe uma série de tempo sobre uma variável de interesse em unidades que sofreram uma intervenção, chamado aqui de tratamento, e unidades similares que não sofreram intervenção.

Nesse caso, o método de controle sintético buscou justamente comparar uma vizinhança que recebeu o tratamento com um conjunto de vizinhanças que não receberam o tratamento, mas que possuíam um conjunto semelhante de características da vizinhança que recebeu o tratamento.

Fonte:https://rpubs.com/dscorzoni/scm#:~:text=O%20m%C3%A9todo%20de%20controle%20sint%C3%A9tico%20busca%20comparar%20uma%20vizinhan%C3%A7a%20que,vizinhan%C3%A7a%20que%20recebeu%20o%20tratamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo