Leia o poema a seguir:Lira itabiranaIO Rio? É doce.A Vale? A...
"Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição no enfrentamento da fraude e da corrupção", diz o estudo do TCU.
Os auditores verificaram, no entanto, que a ANM não possui estrutura adequada para detectar desvios cometidos por servidores e colaboradores. "Os critérios de avaliação de riscos institucionais e de fraude e corrupção não estão definidos, e não há controles proativos de detecção de transações incomuns", diz o relatório.
Lira itabirana
I O Rio? É doce. A Vale? Amarga. Ai, antes fosse Mais leve a carga.
II Entre estatais E multinacionais, Quantos ais!
III A dívida interna. A dívida externa A dívida eterna.
IV Quantas toneladas exportamos De ferro? Quantas lágrimas disfarçamos Sem berro?
ANDRADE, Carlos Drummond. Publicado no Jornal Cometa Itabirano em 1984. Disponível em: https://epoca.globo.com/drummond-denunciou-mineracaopredatoria-a-vale-em-versos-cronicas 23413471. Acesso em 15 fev. 2019.
A partir das informações contidas no Texto 1, a melhor afirmação sobre os versos de Drummond, publicados em 1984, é que eles RETRATAM um(a):
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: D
✓ O Rio? É doce. A Vale? Amarga. Ai, antes fosse Mais leve a carga [...] Quantas toneladas exportamos De ferro? Quantas lágrimas disfarçamos
Sem berro?
➥ O autor faz uma crítica à atividade mineradora, mostra que coisas negativas vêm através da atividade mineradora.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Gab D
https://epoca.globo.com/drummond-denunciou-mineracaopredatoria-a-vale-em-versos-cronicas 23413471. Acesso em 15 fev. 2019.
Alto índice de erros.
Eu marquei A.Errei.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo