O valor semântico estabelecido pelas conjunções entre as pa...
"Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição no enfrentamento da fraude e da corrupção", diz o estudo do TCU.
Os auditores verificaram, no entanto, que a ANM não possui estrutura adequada para detectar desvios cometidos por servidores e colaboradores. "Os critérios de avaliação de riscos institucionais e de fraude e corrupção não estão definidos, e não há controles proativos de detecção de transações incomuns", diz o relatório.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê:
B - "Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição... [PROPORCIONALIDADE]."
Aqui, a conjunção "quanto menor" estabelece uma relação de proporcionalidade. Essa estrutura compara duas grandezas e indica que à medida que uma diminui (grau de robustez dos controles), a outra aumenta (fragilidade da instituição). Portanto, a classificação do valor semântico como proporcionalidade está correta.
Agora vamos analisar as alternativas incorretas:
A - "Quando você tem um órgão com estrutura tão precária e vulnerável à corrupção, uma consequência é que as atividades finalísticas... [CONSEQUÊNCIA]."
Nesta frase, a conjunção "quando" expressa uma relação de tempo e condição e não de consequência. Aqui, "quando" indica um momento específico em que algo ocorre, não havendo uma relação direta de causa e efeito, mas sim de temporalidade. Portanto, a classificação de "consequência" está incorreta.
C - "Na ANM, o Regulamento da Auditoria Interna não contém vedação para que os auditores internos participem em atividades... [COMPARAÇÃO]."
A expressão "para que" indica finalidade ou propósito, não havendo uma relação de comparação. O termo aqui revela a intenção de permitir a participação dos auditores em atividades específicas. Portanto, a classificação de "comparação" está incorreta.
D - "Mas, para Uriel Papa, a ausência de mecanismos de combate à corrupção, aliada à estrutura precária da ANM... [TEMPORALIDADE]."
A conjunção "mas" é usada para indicar oposição ou contraste, e não temporalidade. Neste contexto, "mas" está introduzindo uma ideia que contrasta com o que foi dito anteriormente, tornando a classificação de "temporalidade" incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: B
a) "Quando você tem um órgão com estrutura tão precária e vulnerável à corrupção, uma consequência é que as atividades finalísticas... [CONSEQUÊNCIA] → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa temporal, o valor semântico expresso é de tempo.
b) "Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição... [PROPORCIONALIDADE] → CORRETO. Quanto menos... maior (=temos uma correlação que marca uma conjunção subordinativa proporcional, o teor semântico é sim de proporcionalidade).
c) "Na ANM, o Regulamento da Auditoria Interna não contém vedação para que os auditores internos participem em atividades... [COMPARAÇÃO] → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa final, o valor semântico expresso é de finalidade, fim, objetivo.
d) Mas, para Uriel Papa, a ausência de mecanismos de combate à corrupção, aliada à estrutura precária da ANM... [TEMPORALIDADE] → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa, o valor semântico expresso é de contradição.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão é sobre conjunções e quer que analisemos o valor semântico das conjunções abaixo. Vejamos:
Conjunções coordenativas são as que ligam termos ou orações de mesmo valor. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Conjunções subordinativas são as que tornam orações dependentes, isto é, subordinam uma oração à outra. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).
.
A) "Quando você tem um órgão com estrutura tão precária e vulnerável à corrupção, uma consequência é que as atividades finalísticas... [CONSEQUÊNCIA].
Conjunções subordinativas temporais: têm valor semântico de tempo, relação cronológica...
São elas: logo que, quando, enquanto, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...
Ex.: Quando todos saíam, eu estudava.
.
B) "Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição... [PROPORCIONALIDADE].
Conjunções subordinativas proporcionais: têm valor semântico de proporcionalidade, simultaneidade, concomitância...
São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (ou menos)... mais/menos, tanto mais (ou menos)... mais/menos...
Ex.: Quanto mais resolvia questões, mais aprendia o assunto das provas.
.
C) "Na ANM, o Regulamento da Auditoria Interna não contém vedação para que os auditores internos participem em atividades... [COMPARAÇÃO].
Conjunções subordinativas finais: têm valor semântico de finalidade, objetivo, intenção, intuito...
São elas: a fim de que, para que, que e porque (= para que)
Ex.: Fazemos tudo, para que você passe nas provas.
.
D) Mas, para Uriel Papa, a ausência de mecanismos de combate à corrupção, aliada à estrutura precária da ANM... [TEMPORALIDADE].
Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva...
São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...
Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas.
.
Gabarito: Letra B
#PPMG
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo