Leia as palavras retiradas do Texto. existência – espécie –...
"Quanto menor o grau de robustez dos controles, maior será a fragilidade da instituição no enfrentamento da fraude e da corrupção", diz o estudo do TCU.
Os auditores verificaram, no entanto, que a ANM não possui estrutura adequada para detectar desvios cometidos por servidores e colaboradores. "Os critérios de avaliação de riscos institucionais e de fraude e corrupção não estão definidos, e não há controles proativos de detecção de transações incomuns", diz o relatório.
existência – espécie – agência – transparência
A regra que explica CORRETAMENTE a acentuação dessas palavras é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre acentuação das palavras: existência, espécie, agência e transparência. A tarefa é identificar a regra que explica corretamente a acentuação dessas palavras.
Alternativa D: Os vocábulos terminados por ditongo oral átono, crescentes ou decrescentes, são acentuados. Esta é a alternativa correta. As palavras mencionadas são paroxítonas terminadas em ditongo oral crescente, como existência (exis-tên-ci-a), espécie (es-pé-ci-e) e agência (a-gên-ci-a). Elas são acentuadas por essa regra. De acordo com a Gramática Normativa, as paroxítonas terminadas em ditongo são acentuadas para garantir a correta pronúncia e evitar ambiguidades.
Agora, vamos examinar as alternativas incorretas e entender por que não são válidas:
Alternativa A: As formas verbais terminadas em “a”, “e” e “o” tônicos, seguidas de “-la(s)” ou “-lo(s)” são acentuadas. Esta regra se aplica a formas verbais como "dá-lo", "vê-la", etc., e não está relacionada às palavras apresentadas na questão, que não são formas verbais e não terminam em "-la(s)" ou "-lo(s)".
Alternativa B: Os vocábulos oxítonos terminados em “a”, “e” ou “o” são acentuados. Embora esta regra seja correta para palavras oxítonas, as palavras em questão são paroxítonas, ou seja, têm a penúltima sílaba como a mais forte. Portanto, essa regra não se aplica aqui.
Alternativa C: Os vocábulos paroxítonos terminados em “is” ou “us” são acentuados. Essa regra é verdadeira para palavras como "tênis" ou "ônus", mas não se aplica às palavras em questão, que terminam em ditongo oral.
Compreender a classificação das sílabas tônicas (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas) e a terminação das palavras é essencial para aplicar corretamente as regras de acentuação. Revisar essas regras na Gramática Normativa e no VOLP pode fortalecer seu conhecimento e melhorar seu desempenho em questões de ortografia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: D
✓ existência – espécie – agência – transparência
➥ Ambas palavras são paroxítonas terminadas em ditongo (=penúltima sílaba tônica).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Gab D
São Paroxítonas terminadas em ditongo.
GABARITO: LETRA D
ACRESCENTANDO:
Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:
Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).
Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…
Regra de Acentuação para Oxítonas:
Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).
Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...
Regra de Acentuação para Paroxítonas:
Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).
Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.
Regra de Acentuação para Proparoxítonas:
Todas são acentuadas. Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...
Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):
Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.
Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...
FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo