Considerando a responsabilização civil e penal do EST na si...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para quem procura entender as respostas antes de selecionar. A resposta certa é a letra A
O dolo eventual ocorre quando o agente prevê a possibilidade do resultado danoso de sua conduta, mas mesmo assim age, assumindo o risco de produzi-lo. Nesse caso, o engenheiro tinha consciência de que a exposição dos trabalhadores a níveis de ruído graves e contínuos estava acima dos limites legais, e mesmo assim atestou, identificou, reconheceu, avaliou e monitorou essas condições de forma inadequada.
Considerando o dolo eventual, as consequências podem incluir:
- Responsabilização civil: O engenheiro pode ser processado civilmente por danos causados aos trabalhadores como resultado de sua conduta negligente. Se ficar comprovado que agiu com dolo eventual, as indenizações a serem pagas podem ser ainda maiores, uma vez que a conduta foi intencional e consciente do risco.
- Responsabilização penal: No aspecto penal, o engenheiro pode ser processado por crimes relacionados à segurança e saúde no trabalho, como lesão corporal grave ou até mesmo homicídio culposo, dependendo das circunstâncias e da gravidade dos danos causados aos trabalhadores. Se comprovado que agiu com dolo eventual, as penalidades podem ser mais severas, incluindo penas de prisão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo