“O projeto da Coroa portuguesa, no tocante aos índios, [...]...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2348041 História
“O projeto da Coroa portuguesa, no tocante aos índios, [...] era preciso convencê-los, pacificamente, a "descerem'' do interior (a "serra" ou "sertão") para a costa; lá, junto aos portugueses, os índios pacificamente descidos seriam aldeados, sob a administração (inicialmente) de missionários; os índios das aldeias constituiriam a reserva de mão de obra da Colônia (serviços obrigatórios para a Coroa e remunerados para particulares), enquanto seriam convertidos, educados, "civilizados"; até que, finalmente, desaparecessem enquanto gentios e passassem a engrossar a população de vassalos da Coroa portuguesa na Colônia”.

(PERRONE-MOISÉS, Beatriz. Terras indígenas na legislação colonial. Revista da Faculdade de Direito. USP, São Paulo, v. 95, p. 107-120, 2000. p.110)

A questão da escravização dos povos originários causou muitos conflitos no Brasil. Entre eles, é correto assinalar a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O gabarito para a questão discutida é a alternativa B - Revolta de Beckman. Vamos entender o porquê dessa resposta ser a correta analisando o contexto histórico apresentado.

A Revolta de Beckman, ocorrida no Maranhão em 1684, foi um movimento que teve, entre suas causas, o descontentamento com a administração da Companhia de Comércio do Maranhão, que detinha o monopólio comercial na região e impedia os colonos de comercializar livremente. Além disso, a companhia não cumpria a promessa de fornecer escravos africanos para substituir a mão de obra indígena, o que agravava a situação dos colonizadores que dependiam da força de trabalho para a lavoura e para a economia local. A escassez de mão de obra era um problema, e a utilização dos povos originários como tal era proibida pela Coroa, que tinha seus próprios planos para os indígenas.

Conforme descrito no texto de referência, a política da Coroa portuguesa em relação aos índios era baseada na ideia de pacificação e assimilação cultural. O plano era convencer os índios a deixar o sertão e se estabelecer em aldeamentos próximos à costa, onde seriam administrados inicialmente por missionários. Esses índios "pacificamente descidos" seriam utilizados como mão de obra na Colônia, ao mesmo tempo em que passariam por um processo de conversão religiosa e educação, visando à sua "civilização". A longo prazo, a meta era que os índios perdessem sua identidade original e se integrassem como vassalos da Coroa.

A escolha da Revolta de Beckman como resposta correta está ligada ao fato de que essa foi uma manifestação contra as restrições impostas pela Coroa em relação ao uso da mão de obra indígena e às dificuldades enfrentadas pelos colonos em decorrência das políticas monopolistas praticadas pela Companhia de Comércio do Maranhão.

Portanto, a Revolta de Beckman é destacada como um conflito no contexto colonial brasileiro que envolveu diretamente a questão da mobilização e da escravização dos índios, o que justifica a sua menção como gabarito da questão em discussão.

Fonte: PERRONE-MOISÉS, Beatriz. Terras indígenas na legislação colonial. Revista da Faculdade de Direito. USP, São Paulo, v. 95, p. 107-120, 2000. p.110

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Revolta de Beckman aconteceu pela insatisfação da população de São Luís, no Maranhão, com o monopólio exercido pela Companhia de Comércio do Maranhão e com a ação dos  contra a escravização dos indígenas.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/a-revolta-beckman.htm

GUERRA DOS EMBOABAS - SE DEU APÓS A DESCOBERTA DAS PRIMEIRAS JAZIDAS DE OURO NA CAPITANIA DE SAO VICENTE E MARCOU O EMBATE ENTRE OS BANDEIRANTES PAULISTAS - QUE SE AUTO PROCLAMARAM DETENTORES DOS DIREITOS DE EXPLORAÇÃO DAS MINAS E BUSCAVAM O MONOPÓLIO DAS MESMAS - CONTRA OS EMBOABAS - FORASTEIROS QUE VINHAM DE OUTRAS CAPITANIAS OU ATÉ MESMO DE OUTROS PAÍSES -, TEVE FIM COM A VITÓRIA DOS EMBOABAS NA REGIÃO DO CAPÃO DA TRAIÇÃO

REVOLTA DE BECKMAN - OCORREU NA PROVINCIA DO MARANHÃO E TEVE COMO PRINCIPAIS LÍDERES OS IRMÃOS BECKMAN (TOMAS E MANUEL), AMBOS SENHORES DE ENGENHO. NA ÉPOCA, HAVIA UMA INSASTIFAÇÃO GENERALIZADA DA POPULAÇÃO MANHARENHENSE DEVIDO A IMPOSIÇÃO DA COMPANHIA DE COMÉRCIO DO MARANHÃO POR PARTE DA COROA LUSITANA, QUE ESTABELECIA O MONOPÓLIO DOS BENS COMERCIALIZADOS, ALÉM DA AÇÃO DOS JESUÍTAS DAS COMPANHIAS DE JESUS, QUE PROIBIAM A TODO CUSTO A ESCRAVIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS. (RESPOSTA CORRETA)

REVOLTA DE FILIPE DOS SANTOS - OCORREU NA CIDADE DE VILA RICA - MG E TEVE COMO LIDER O FAZENDEIRO FILIPE DOS SANTOS, QUE, JUNTAMENTE COM OS POPULARES QUE ELE REUNIU PARA FAZEREM PARTE DA REBELIÃO, OBJETIVAVAM A EXTINÇÃO DAS CASAS DE FUNDIÇÃO E DOS ALTÍSSIMOS IMPOSTOS COBRADOS PELA COROA NESSAS CASAS, ALÉM DO FIM DO MONOPÓLIO COMERCIAL INSTAURADO POR PORTUGAL.

REVOLTA DE VILA RICA - É UMA VARIAÇÃO QUE A LITERATURA TRAZ PARA A REVOLTA DE FILIPE DOS SANTOS.

LETRA B - REVOLTA DE BECKMAN

Filipe dos santos e vila rica é a mesma p***. Já aí você descarta as alternativas C e D.

Já a guerra dos emboabas remete ao período do ciclo do ouro.

Sobra a letra B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo