A Sra. Maria da Paz deu entrada na Unidade Básica de Saúde ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622563 Enfermagem
A Sra. Maria da Paz deu entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) relatando ser hipertensa e que estava apresentando sintomas como: dor de cabeça, tontura, fraqueza e visão embaçada. A Técnica de Enfermagem chamada Joana ao verificar a pressão arterial da cliente constatou que realmente a pressão arterial se encontrava elevada, motivo pelo qual se dirigiu a enfermeira para o procedimento cabível. A Enfermeira Lúcia disse que naquele momento estava realizando uma consulta e autorizou que Joana prescrevesse uma medicação de rotina. A respeito do Decreto nº 94.406, de 8 de junho de 1987 que regulamenta o exercício profissional, é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B: "A prescrição de medicação de rotina é ato privativo do Enfermeiro, por essa razão a Técnica de Enfermagem deve se abster de realizar esse procedimento."

Vamos explicar a questão:

O Decreto nº 94.406/1987 regulamenta as atividades dos profissionais de enfermagem no Brasil. Nele, é definido que certas atividades são de responsabilidade exclusiva do enfermeiro, como a prescrição de medicamentos, mesmo que sejam de rotina. Essa prerrogativa é uma atribuição que requer uma formação específica e competências que apenas o enfermeiro possui, segundo a regulamentação.

Agora, vamos analisar cada alternativa:

A. Esta alternativa está incorreta. A prescrição de medicação não é permitida ao técnico de enfermagem, mesmo que se trate de medicação de rotina. A legislação é clara ao restringir este ato aos enfermeiros.

B. Correta. Como explicado, apenas o enfermeiro possui a competência legal para prescrever medicações, atividade privativa e regulamentada, conforme o Decreto nº 94.406/1987.

C. Incorreta. A autorização do enfermeiro para que a técnica de enfermagem prescreva medicação de rotina não altera a restrição legal. A prescrição continua sendo um ato privativo do enfermeiro.

D. Incorreta. A prescrição de medicamentos não é um ato comum ao enfermeiro e ao técnico de enfermagem. A legislação é clara ao definir que apenas o enfermeiro pode realizar tal prescrição.

E. Incorreta. Esta afirmação também está errada, pois, além dos médicos, os enfermeiros, dentro de protocolos estabelecidos, podem prescrever medicações, conforme a regulamentação profissional. Porém, isso não se estende aos técnicos de enfermagem.

É importante que os candidatos entendam as diferenças nas atribuições e responsabilidades dos diversos níveis da equipe de enfermagem, sempre respeitando a legislação vigente para garantir a prática segura e ética.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

II – como integrante da equipe de saúde:

c) prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;

como assim é privativa do enfermeiro se na lei 7498/86 diz que faz parte das atividades do enfermeiro como integrante da equipe de saude ?

Agora o candidato tem que adivinhar se está autorizado na rotina das questões! M#rda

Ué, mas o médico também prescreve.

 A prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde, é realizada pelo enfermeiro como integrante da equipe de saúde!

QUESTÃO CABE RECURSO VISTO QUE, NÃO É PRIVATIVO DO ENFERMEIRO

Esses gabaritos errados na área da enfermagem desanima demais. corrijam isso, por favor!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo