No que se refere ao Poder Legislativo e ao Poder Judiciário,...
No que se refere ao Poder Legislativo e ao Poder Judiciário, julgue o item.
Compete privativamente ao Senado Federal proceder à
tomada de contas do presidente da República, quando
estas não forem apresentadas ao Congresso Nacional
no prazo de até sessenta dias após a abertura da
sessão legislativa.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:
II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;
Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:
II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;
Compete privativamente à CÂMARA DOS DEPUTADOS proceder à tomada de contas do presidente da República, quando estas não forem apresentadas ao Congresso Nacional no prazo de até sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.
COMPETÊNCIA PRIVATIVA, ou seja, cabe DELEGAÇÃO
A questão está errada porque o texto da Constituição Federal de 1988 não atribui ao Senado Federal a competência privativa para proceder à tomada de contas do Presidente da República quando estas não forem apresentadas no prazo estipulado. Essa competência é atribuída ao Congresso Nacional e não apenas ao Senado Federal.
Explicação:
- Art. 49, inciso IX, da CF/88: "É da competência exclusiva do Congresso Nacional: [...] IX - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa."
Portanto, a competência para proceder à tomada de contas do Presidente da República é do Congresso Nacional como um todo, não do Senado Federal de forma privativa.
Correção da Frase:
"Compete exclusivamente ao Congresso Nacional proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando estas não forem apresentadas ao Congresso Nacional no prazo de até sessenta dias após a abertura da sessão legislativa."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo