Segundo a norma DNIT 005/2003 – TER (Defeitos nos pavimentos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FUNCAB Órgão: SEJUS-RO Prova: FUNCAB - 2010 - SEJUS-RO - Engenheiro Civil |
Q112070 Engenharia Civil
Segundo a norma DNIT 005/2003 – TER (Defeitos nos pavimentos flexíveis e semirrígidos – Terminologia) o deslocamento do revestimento em relação à camada subjacente do pavimento, com aparecimento de fendas em forma de meia- lua é denominado:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

3.4 Escorregamento


Deslocamento do revestimento em relação à camada subjacente do pavimento, com aparecimento de fendas em forma de meia-lua. 

Escorregamento

Deslocamento do revestimento em relação à camada subjacente do pavimento com aparecimento de fendas em meia-lua.

Principais causas: falhas construtivas e de pintura de ligação.

.

.

Exsudação

Filme de material betuminoso que aparece na superfície do pavimento criando um brilho vítreo, causado pela migração do ligante por meio do revestimento.

Principais causas: excessiva quantidade de ligante; baixo conteúdo de vazios.

.

.

Ondulação ou corrugação

Movimento plástico do revestimento, caracterizado por ondulações ou corrugações (que são enrugamentos) transversais na superfície do pavimento.

 Principais causas: falta de estabilidade da mistura asfáltica; excessiva umidade do solo subleito; contaminação da mistura asfáltica; falta de aeração das misturas líquidas de asfalto.

.

.

Afundamento plástico 

Deformação permanente (plástica) caracterizada por depressão da superfície do pavimento acompanhada de solevamento (compensação volumétrica lateral). Quando a extensão é de até 6 m, denomina-se de afundamento plástico local. Para extensões maiores que 6 m e se for localizado ao longo da trilha de roda, denomina-se afundamento plástico de trilha de roda. 

 Principais causas: fluência plástica de uma ou mais camadas do pavimento ou do subleito; falha na dosagem de mistura asfáltica – excesso de ligante asfáltico; falha na seleção de tipo de revestimento asfáltico para a carga solicitante.

.

.

Fissuras

São fendas capilares no revestimento asfáltico que ainda não causam problemas funcionais nem estruturais na rodovia. Elas estão posicionadas longitudinal, transversal ou obliquamente e são perceptíveis à vista de quem está a até 1,5 m de distância. A extensão das fissuras é inferior a 30 cm. 

Principais causas: má dosagem do asfalto, excesso de finos (ou material de enchimento) no revestimento; compactação excessiva ou em momento inadequado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo