Ao dizer que “Ficamos em uma rua sem saída”, no fi...
José Antonio Marina
Todos queremos viver em liberdade e procuramos construir caminhos para alcançar esse propósito. Se um problema atravessa nossas vidas, nos sentimos impossibilitados de estar plenamente livres, pois há limitações e dificuldades de atuar. Ficamos em uma rua sem saída.
Felizmente, a inteligência nos permite encontrar soluções e nos possibilita criar alternativas. O pensamento liberta! Não nos contentamos em conhecer, não nos basta possuir, não somos seres passivos. Nossos projetos buscam conectar-se à realidade e ampliá-la. Por exemplo, milhares de pessoas leem livros de autoajuda, pois desejam mudar sua própria realidade, ainda que os resultados sejam pequenos. Então, por que continuam lendo? Porque a simples ideia de que “se pode” mudar enche o coração de esperança.
Em muitas ocasiões, nos sentimos presos à realidade, sem poder agir, limitados pelas contingências da vida. Felizmente, a inteligência nos diz que, dentro de certos limites - a morte é um deles -, a realidade não está totalmente decidida; está esperando que acabemos de defini-la. A realidade não é bela nem feia, nem justa nem injusta, nem exultante nem deprimente, não há maniqueísmo. A vida é um conjunto de possibilidades que devem ser construídas. Por isso, nada é definitivo, tudo está por vir. As coisas adquirem propriedades novas quando vamos em direção a elas com novos projetos.
Observemos essa explosão do real em múltiplas possibilidades. Cada coisa é uma fonte de ocorrências, cada ponto se converte na intersecção de infinitas retas, ou de infinitos caminhos. Cada vez mais se desfazem os limites entre o natural e o artificial. 4
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (24)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ficamos em uma rua sem saída pois nos sentimos impossibilitados de estar plenamente livres ,esse último porque há limites e dificuldades de atuar.
Se trouxermos a realidade, quando dissemos: estou num beco sem saída! Queremos dizer que estamos com dificuldades em encontrar soluções ou não tem solução. O que se encaixaria melhor na D.
Mas, fazer o que!
Complementando os comentários de todos os colegas colaboradores, talvez a banca possa ter explorado uma relação de consequência. Poderíamos pensar o seguinte: "por haver limitações e dificuldades de atuar (causa), nos sentimos impossibilitados de estar plenamente livres = ficamos em uma rua sem saída (consequência)". Dessa forma, a expressão "ficamos em uma rua sem saída" indica uma restrição à liberdade de ação, uma incapacidade de agir livremente.
Sob este ponto de vista, a alternativa C seria razoável.
Bons estudos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo