As revoltas ocorridas nos últimos séculos da colonização sã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1337587 História
As revoltas ocorridas nos últimos séculos da colonização são comumente divididas em dois blocos: as rebeliões nativistas e as rebeliões separatistas. As primeiras reagiam contra as posturas metropolitanas que estivessem desagradando setores da sociedade em certa época e local.

Apenas uma das revoltas abaixo, ocorridas no Brasil, pode ser identificada como nativista. Marque-a:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As revoltas que marcaram o período colonial brasileiro podem ser analisadas sob diversas perspectivas. Uma das formas de classificação divide-as em dois grupos principais: rebeliões nativistas e rebeliões separatisas. As rebeliões nativistas caracterizavam-se pela reação contra políticas ou práticas da metrópole que prejudicavam interesses locais em determinados momentos históricos e regiões específicas.

Dentre as revoltas mencionadas, a que se enquadra no conceito de nativista é a Guerra dos Mascates. Essa revolta ocorreu no período colonial e foi motivada por tensões entre comerciantes portugueses, denominados "mascates", e os proprietários de terra brasileiros, chamados de "senhores de engenho", em Pernambuco. A disputa era centrada no domínio econômico e político da região, sem, contudo, apresentar um caráter separatista ou de independência em relação à Coroa Portuguesa.

As demais alternativas, tais como a Inconfidência Mineira, a Insurreição Pernambucana, e a Conjuração Baiana, apresentam elementos que as associam a ideias separatistas ou de ruptura com o poder colonial, buscando maior autonomia ou mesmo a independência do território brasileiro em relação a Portugal.

Portanto, a alternativa correta e que destaca a revolta de natureza nativista é a letra B - Guerra dos Mascates.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Guerra dos Mascates ocorreu no ano de 1710 em Pernambuco e, aparentemente, foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes do Recife. Estes últimos, denominados "mascates", eram, em sua maioria, portugueses. ... A desigualdade econômica e a crise açucareira: motivos fundamentais da Guerra dos Mascates.

FONTE: SOHISTORIA

·        Conhecidos como revoltas nativistas, esses movimentos tiveram início no século XVII, momento em que diversas regiões da colônia enfrentavam sérias dificuldades econômicas provenientes da crise da economia açucareira. Adentrando o século XVIII, vemos que essas rebeliões persistem com a rigorosa fiscalização imposta por Portugal nessa mesma época. Entre as maiores rebeliões nativistas destacamos a Revolta de Beckman (1684), a Guerra dos Emboabas (1708), a Guerra dos Mascates (1710) e a Revolta de Filipe dos Santos (1720).

·        As rebeliões separatistas foram movimentos que tinham como objetivo a separação do Brasil de Portugal, acontecendo, desta forma, no período anterior ao da independência brasileira. Entre outras rebeliões separatistas destacam-se a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana e a revolução de Pernambuco.

Quais as diferenças entre tais revoltas ?

Uma rebelião nativista é aquela que defende que os direitos dos povos nativos de um país (não confundir com indígenas, embora estes também sejam "povos nativos") devem ser o principal objeto de preocupação do governo que controla este país, expulsando elementos estrangeiros e estabelecendo um governo "local".

As rebeliões separatistas, por sua vez, desejam separar-se politicamente de um país, de modo que fundam um novo governo em um novo país, expulsando os elementos estrangeiros ao mesmo tempo em que fundam, de fato, uma nova nação.

Revoltas Nativistas mais conhecidas:

  • Revolta de Beckman (1684);
  • Guerra dos Emboabas (1708-09);
  • Guerra dos Mascates (1710-11);
  • Revolta de Felipe dos Santos (1720).

Revoltas Nativistas mais conhecidas:

Revolta de Backman: Revolta de Beckman, também Revolta dos Irmãos Beckman, aconteceu no então Estado do Maranhão, em 1684. É tradicionalmente considerada como um movimento nativista pela historiografia em história do Brasil que teve como causa o descontentamento contra a Companhia de Comércio do Maranhão.

Guerra dos Emboabas: A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na Capitania de São Vicente, região do atual estado de Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapôs os desbravadores vicentinos e os forasteiros que vieram depois da descoberta das minas.

Guerra dos Mascates: Guerra dos Mascates, que se registrou de 1710 a 1711 na Capitania de Pernambuco, é considerada um movimento nativista. Foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes do Recife. Estes últimos, denominados "mascates", eram, em sua maioria, portugueses. ... A desigualdade econômica e a crise açucareira: motivos fundamentais da Guerra.

Revolta de Filipe dos Santos ou Vila Rica: foi uma das primeiras reações dos descendentes de portugueses no Brasil contra a metrópole portuguesa. Aconteceu entre 28 de junho e 19 de julho de 1720, na então Vila Rica (Ouro Preto), cidade da Real Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais dos Cataguases, na Colônia do Brasil, pertencente a Portugal. É considerado tradicionalmente um movimento nativista. Entre suas causas diretas, estavam a criação das casas de fundição, proibindo a circulação de ouro em pó, e o monopólio do comércio dos principais gêneros por reinóis (lusitanos).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo