Na frase "Sendo este um jornal por excelência, e por excelên...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3106286 Português
Leia e interprete o texto a seguir, para responder à questão:

PRECISA-SE

Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama. Implora-se também que venha, implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo. Em troca oferece-se também uma casa com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos. Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar.
P.S. Não se precisa de prática. E se pede desculpa por estar num anúncio a dilacerar os outros. Mas juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar.

(Clarice Lispector. "A descoberta do mundo", 1999)
Na frase "Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito", os termos "precisa-se" e "oferece-se" atuam como: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Vamos analisar a questão envolvendo os termos "precisa-se" e "oferece-se" na frase mencionada.

Alternativa correta: B - Substantivos

Na frase destacada, os termos "precisa-se" e "oferece-se" não estão atuando como verbos, apesar de derivarem de formas verbais. Eles são usados como substantivos porque representam títulos ou categorias de anúncios que são comuns em jornais, como "classificados". Nesse contexto, servem para designar tipos de seções de um jornal, dando a eles um caráter substantivado.

Vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Verbos: Embora os termos derivem do verbo, sua função na frase não é de ação, estado ou ocorrência. Eles estão sendo utilizados como substantivos, identificando tipos de anúncios.

C - Conjunções: Conjunções são palavras que ligam orações ou termos de mesma função. Os termos "precisa-se" e "oferece-se" não estão conectando ideias, portanto, não são conjunções.

D - Pronomes: Pronomes são palavras que substituem ou acompanham substantivos. "Precisa-se" e "oferece-se" não desempenham essa função.

Portanto, a escolha correta é a alternativa B - Substantivos, pois os termos são usados para nomear tipos de conteúdos de anúncios.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Trecho do Gabarito comentado pelo monitor do QC:

Precisa-se e oferece-se "são usados como substantivos porque representam títulos ou categorias de anúncios que são comuns em jornais, como "classificados". Nesse contexto, servem para designar tipos de seções de um jornal, dando a eles um caráter substantivado."

GAB.B

Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e (dos) oferece-se

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo