Em relação aos elementos conceituais na atenção primária, o...
Analise as afirmativas abaixo sobre os níveis de atenção.
1. A prevenção primordial da doença objetiva evitar a instalação de seus fatores de risco. 2. A prevenção primária da doença visa eliminar seus fatores de risco. 3. A prevenção secundária busca a detecção e o manejo precoce da doença em sua fase assintomática. 4. A prevenção terciária promove a reabilitação e a prevenção de complicações em indivíduos já doentes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errei porque nunca tinha ouvido falar da prevenção primordial:
A prevenção primordial, estreitamente associada às doenças crónico-degenerativas (noncommunicable diseases — NCD), visa evitar a emergência e o estabelecimento de estilos de vida que se sabem contribuir para um risco acrescido de doença (Alwan, 1997). Deverá incluir políticas e programas de promoção de determinantes «positivos» de saúde, como a abstinência tabágica, a nutrição adequada e a prática regular do exercício físico (Alwan, 1997).
E aproveitando, aqui vai um pouco sobre prevenção quaternária:
A prevenção quaternária visa «evitar ou atenuar o excesso de intervencionismo médico» associado a atos médicos desnecessários ou injustificados. Este nível mais elevado de prevenção em saúde consiste na «detecção de indivíduos em risco de sobretratamento (overmedicalisation) para os proteger de novas intervenções médicas inapropriadas e sugerir -lhes alternativas eticamente aceitáveis» (Jamoulle, 2000).
Assim, a prevenção quaternária em oncologia enquadra-se nos cuidados paliativos, cuja finalidade é a melhoria da qualidade de vida dos doentes, prevenindo e aliviando o sofrimento dos próprios e dos seus familiares.
A prevenção quaternária implica o respeito pela autonomia do paciente, o que pressupõe a possibilidade de este aceitar ou rejeitar opções terapêuticas ou preventivas (uma vez devidamente informado), bem como o direito de não ser confrontado com «rastreios» oportunistas, não relacionados com o motivo que o levou a consultar o seu clínico (Getz, Sigurdsson e Hetlevik, 2003). Este nível de prevenção é particularmente pertinente no grupo etário dos idosos, atendendo à redução fisiológica da sua reserva funcional e consequente risco acrescido de iatrogenia — nomeadamente farmacológica (Almeida, 2004).
Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2996950/mod_resource/content/1/texto%20sobre%20niveis%20de%20preven-epi%20graduac%C3%A3o.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo