Em relação ao século XVIII, julgue os itens seguintes. Na hi...
Na historiografia, é comum encontrar qualificativos para o Iluminismo em Portugal, como iluminismo católico, ilustração de compromisso, iluminismo de Estado ou mesmo luzes mitigadas e fraco iluminismo. Isso se deve à ênfase de alguns filósofos franceses — matrizes de uma interpretação genérica do Iluminismo — identificados com o anticlericalismo e a oposição ao absolutismo, o que não ocorreu no país ibérico.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise da questão: O item apresenta uma visão sobre como o Iluminismo foi identificado e caracterizado em Portugal durante o século XVIII. No contexto português, o Iluminismo não seguiu exatamente o mesmo padrão das ideias dos filósofos franceses, que eram fortemente anticlericais e opostos ao absolutismo. Em Portugal, o Iluminismo teve nuances particulares, que justificam os qualificativos mencionados, como "iluminismo católico" e "iluminismo de Estado".
Destaque dos conceitos: É importante enfatizar que, enquanto na França o Iluminismo estava ligado a uma crítica mais radical da religião e do poder absoluto do monarca, em Portugal, o movimento adaptou-se à realidade local, resultando em uma versão com características próprias. Tal adaptação é refletida nos termos "ilustração de compromisso" e "luzes mitigadas", apontando para uma forma mais moderada e menos confrontadora de Iluminismo.
O gabarito correto é "C - certo", pois o enunciado está correto ao afirmar que existe uma variedade de qualificativos para o Iluminismo em Portugal, refletindo suas particularidades em relação ao movimento iluminista mais amplo, especialmente aquele que se desenvolveu na França.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sim, em Portugal o iluminismo ficou conhecido como iluminismo Católico.
Em Portugal o iluminismo pode ser dividido em duas partes: o joanino e o pombalino. O iluminismo joanino era a aproximação do rei com a aristocracia e com o clero, enquanto o pombalino teve tendências do despotismo esclarecido. Assim, o iluminismo português era visto como Católico porque a única ruptura com a ordem anterior ocorreu no período pombalino, a exemplo da expulsão dos jesuítas das colônias e de Portugal, mas já na ascensão de Maria I, beata, as modificações antes introduzidas pelo I Ministro foram relativizadas.
CERTO.
A enfraquecida burguesia queria se tornar nobre.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo